Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 09:48

    Imprimir


Os baixos índices de umidade relativa do ar, que nesta terça-feira ficaram abaixo de 17% em cinco Estados --GO, MT, MS, SP e TO--, deixaram em alerta as defesas civis, que estão desaconselhando atividades físicas nas escolas e recomendando a hidratação constante de idosos e crianças.

Em Cuiabá, onde, segundo dados do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a umidade relativa chegou, às 15h, a 12%, as crianças foram proibidas de participar do desfile comemorativo ao 7 de Setembro.

"As pessoas não devem se expor por muito tempo ao sol para evitar risco de insolação. Estamos fazendo campanhas de educação pública para que se aumente a ingestão de água, o que pode conter os casos de desidratação", disse Victor Rodrigues, superintendente de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde de Mato Grosso.

De acordo com critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice coloca em alerta todos os organismos que compõem o sistema de saúde pública, já que a umidade relativa do ar abaixo de 20% representa um risco de maior incidência de doenças respiratórias, o que pode gerar maior demanda de atendimento nas policlínicas e centros de saúde da região.

"Nós encaminhamos os boletins com as informações para as Prefeituras e Secretarias de Saúde, que são os órgãos responsáveis para tomar as devidas providências", informou Iglesias Filho.

Segundo o coordenador, a tendência é que umidade relativa se mantenha em índices baixos. "Até que venham as chuvas, conhecidas nessa época do ano, pela crença popular, como ‘chuva da manga’ ou ‘chuva do cajú’ ", disse. As conseqüências do tempo seco e da baixa umidade são sentidas principalmente pelas crianças e idosos - e tem como conseqüências incidências maiores de hemorragia nasal, respiração deficiente, alteração no sistema nervoso, tosse seca e agravamento de doenças respiratórias em geral.

Por isso, a Defesa Civil do Estado orienta a população para os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano, como umidificar o ambiente por meio de medidas simples, como o uso de bacia com água no ambiente de trabalho ou em casa. Recomenda também o uso de toalhas molhadas nas cabeceiras da cama e até mesmo o uso de lenço molhado no pescoço. Evitar os exercícios físicos forçados e banho de água quente prolongados. "É importante ingerir bastante líquido", destacou Iglesias Filho.




Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374987/visualizar/