Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 08:55

    Imprimir


A Gruta da Lagoa Azul, um dos principais atrativos turísticos de Nobres, localizada a 120 quilômetros ao Norte de Cuiabá, pode ter acesso liberado a turistas a partir de dezembro deste ano. A proposta surgiu da Oficina de Planejamento de Turismo de Nobres, promovida esta semana em Cuiabá pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur).

A liberação do acesso à gruta está dependendo do termo de compromisso que será assinado entre a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) e o Centro de Estudos de Cavernas (Cecav) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), após estudos jurídicos e ambientais sobre a situação da região.

Outras atrações

Os pontos turísticos Complexo da Cerquinha e a Gruta de São José, estão sem previsão de liberação para visitação turística. Situadas em áreas ocupadas por parceleiros de assentamento do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), as terras não têm ainda títulos de propriedade, um dos documentos exigidos pelo Cecav.

Oficina

Participaram da Oficina de Planejamento de Turismo de Nobres, representantes da iniciativa privada, instituições turísticas e ambientais e representantes da comunidade local.

Foram criados seis grupos de ação comprometidos com a busca de resultados. São eles: Atuação Integrada dos Atores, tendo como principal objetivo fortalecer o Conselho Municipal de Turismo de Nobres (Comtur); Plano de Manejo das Cavernas, responsável por distribuir informações baseadas em estudos anteriores sobre o patrimônio espeleológico local e Conservação de Recursos Naturais, comprometido com ações de fiscalização na região onde são proibidos caça, pesca, desmatamento e queimadas.

Outros grupos estão encarregados de legalização de documentos, formatação de produtos em Nobres e municípios vizinhos e implantação do Corredor de Ecoturismo de Mato Grosso, formado por Pantanal, Cerrado (Chapada dos Guimarães/Manso/Nobres) e Amazônia.

Nobres

Atualmente, a principal atividade econômica de Nobres, que possui 15 mil habitantes, é a extração de calcário. Com características muito semelhantes a Bonito (MS), o município conta com 43 Guias de Turismo formados e monitores de Turismo credenciados pela Embratur que aguardam a cerca de 10 anos a permissão para divulgar o potencial do município.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374993/visualizar/