Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 08:40

    Imprimir


Os alunos vencedores do Concurso Nacional de Frases assistiu ao desfile do Dia da Pátria. Na noite de segunda-feira, os ministros da Educação, Tarso Genro e da Cultura, Gilberto Gil entregaram troféu e diploma aos ganhadores do Concurso Nacional de Frases, realizado pelo MEC em parceria com a empresa multinacional de alimentos Nestlé.

Foram premiados 27 alunos e professores de 5ª a 8ª série. O tema oficial deste ano foi: "Os direitos da criança brasileira". Os estudantes abordaram questões como violência, preconceito, discriminação, trabalho infantil, respeito e o direito de ir à escola.

Além da viagem e da participação em atividades cívicas da Semana da Pátria, em Brasília, os estudantes recebem um diploma de honra ao mérito e um troféu; um kit contendo um agasalho, calça, bermuda, camisetas, tênis, meias, mochila e boné, que serão usados durante a permanência em Brasília; livros do programa Literatura em Minha Casa, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC); dois livros do Programa nacional Biblioteca da Escola e o Atlas Geográfico do IBGE. A escola do aluno recebe certificado de participação e um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O concurso mobilizou 6.914 escolas públicas de ensino fundamental de todo o País. Promovido desde 1997, o concurso tem como objetivos principais estimular os alunos a refletir sobre um tema proposto e incentivar os professores a desenvolver a idéia na sala de aula.

Uma das vencedoras é um exemplo de persistência. Mercês Correia, de 29 anos, está cursando a oitava série da Escola Alexandre Leite, do Mato Grosso. Ela havia parado de estudar para cuidar das filhas pequenas, mas desde que voltou a escola está mais feliz e diz que tem planos para o futuro. “Voltei porque meu objetivo é adquirir conhecimento, quando surgir assim concurso de trabalho eu possa participar e passar e ter um emprego e uma vida mais digna”, disse.

O ministro da Educação, Tarso Genro disse que o prêmio é um importante movimento, porque trabalha com a consciência de crianças e adolescentes. “Grandes transformações penetram na formação e na consciência”, afirmou.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375000/visualizar/