Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Setembro de 2004 às 19:22
Por: TINHO COSTA MARQUES

    Imprimir


O modelo do MT Saúde, o plano de assistência médica criado pelo governador Blairo Maggi para atender exclusivamente aos servidores públicos estaduais, com um atendimento no padrão dos planos privados e a um custo acessível aos trabalhadores de baixa renda, começa a ser "exportado" para outros Estados. O modelo do plano foi apresentado na semana passada ao governo do Estado do Amapá e no próximo dia cinco de novembro será conhecido pelos vice-governadores de todo o país, durante encontro a ser realizado em Florianópolis (SC).

"No dia cinco de novembro acontece uma reunião de vice-governadores em Florianópolis e a vice-governadora de Mato Grosso, Iraci França, foi consultada por colegas de outros Estados com os quais havia comentado sobre o MT Saúde, da possibilidade de apresentarmos nosso plano, pela boa aceitação que está tendo em Mato Grosso. Outros governos também querem dar esse importante benefício aos seus servidores", explica o presidente do instituto, Yuri Bastos Jorge.

Bastos Jorge, atendendo a convite, apresentou o plano na última semana em Macapá ao vice-governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, que havia tomado conhecimento da iniciativa do governador Blairo Maggi. Outro governo, do Rio Grande do Norte, também quer conhecer o modelo, o que deverá acontecer nos próximos dias, em data que está sendo definida.

"Quando ficam sabendo que o governador Blairo Maggi criou um plano de saúde para os servidores de qualidade e a um custo acessível, outros governadores querem conhecer o MT Saúde. Mato Grosso está ‘exportando’ um modelo de assistência médica que dá dignidade aos servidores, que não precisam mais enfrentar filas, pegar guias e outras burocracias para ter atendimento médico-hospitalar. Munido de um cartão magnético, é atendido de forma rápida por uma rede de mais de 1.600 profissionais de saúde, laboratórios, clínicas e hospitais de qualidade", destaca o presidente.

Para Yuri Bastos Jorge, o MT Saúde apresenta outras vantagens. Como é um plano de co-participação e que conta com um aporte do Estado, é bem mais barato que os do mercado e por isso está dentro das possibilidades financeiras dos servidores, inclusive os de baixa renda. Tanto que dos mais de nove mil servidores que já fizeram sua adesão - que somados aos dependentes representam cerca de 20 mil vidas que já estão sendo atendidas pelo MT Saúde -, a grande maioria é de funcionários que ganham menos.

"Nesse aspecto o MT Saúde está cumprindo o que o governador Blairo Maggi determinou, ou seja, que atendesse principalmente os servidores que ganham menos, pois estes não têm condições de pagar um plano de saúde particular, convencional", conclui Yuri Bastos Jorge.

TCE e TJ - Os servidores do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Justiça também deverão aderir, num futuro próximo, ao MT Saúde. Na tarde da última quarta-feira (01/09), o presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge reuniu-se separadamente com os presidentes do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça, respectivamente conselheiro Ari Leite de Campos e desembargador José Ferreira Leite, quando ficaram bastante adiantados os entendimentos no sentido de contemplar os servidores dos dois poderes com o plano de saúde. Conversações também estão sendo mantidas com a Assembléia Legislativa.

Pela Lei Complementar Estadual nº 127/2003, que criou o MT Saúde, além dos servidores estaduais do Executivo, também podem fazer parte do plano os funcionários dos outros poderes, de Prefeituras e Câmaras Municipais. A direção do MT Saúde optou por, num primeiro momento, atender aos servidores do Executivo, sobre os quais já havia um banco de dados disponibilizado, para então iniciar os entendimentos com outros poderes.

"Para realizarmos os estudos atuariais, que definem a viabilidade financeira e o modelo de um plano de saúde, necessitamos dos dados cadastrais e do perfil sócio-econômico dos futuros usuários, como média salarial, tamanho das famílias, idade etc., o que só tínhamos disponíveis, num primeiro momento, no Executivo. Agora estamos nos reunindo com os presidentes do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e da Assembléia e em pouco tempo estaremos formalizando os convênios para atender também aos servidores desses poderes", explica o presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge.

O presidente do MT Saúde tem percorrido vários municípios para apresentar o plano aos servidores estaduais do Executivo lotados no interior, e muitos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais têm manifestado interesse em formalizar convênio com o instituto.





Fonte: MT Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375009/visualizar/