Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Setembro de 2004 às 15:00
Por: CARLOS MARTINS

    Imprimir


Mais de dez mil pessoas assistiram nesse domingo (05.09), em Porto Esperidião (358 km a oeste de Cuiabá), a largada de mais uma etapa do 1º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e que conta com o apoio do Ministério do Turismo (Embratur), Ibama, Fema, secretarias de Esporte e Lazer e Cultura e prefeituras. A 12ª etapa estadual, realizada no Rio Jauru, fez parte do X Festival de Pesca e Praia e IV Mostra Cultura de Porto Esperidião, que atraiu turistas de várias partes do Estado entre os dias 3 e 5. As 44 equipes (mínimo de 2 e máximo 3 pessoas) participantes saíram às 9h assim que a secretária de Turismo, Yeda Marli de Assis, declarou o início da competição.

Ao lado do prefeito José Serafim Borges (PPS), o Zezinho, e de outras autoridades, a secretária testemunhou o entusiasmo dos participantes e também da multidão que desde sexta-feira instalou-se no local para aproveitar o festival. A modalidade de pesca esportiva, na qual o competidor fisga o peixe e depois de medido pelos fiscais, solta-o novamente na água vem integrando os municípios e reunindo pescadores de todo o Estado. O campeonato também estimula o turismo e gera emprego e renda, dado a enorme movimentação em torno da atividade.

Na modalidade, o pescador fisga o peixe que depois de medido pelos fiscais é solto novamente na água. A prática, ao mesmo tempo em que oferece lazer, preserva as riquezas naturais e estimula o povoamento dos rios pelas espécies. "Neste evento local, até o ano passado se fazia a pesca e o abate, no circuito estadual mudou esse conceito. As pessoas começaram a entender a necessidade de se respeitar o meio ambiente", disse a secretária Yeda.

Com aproximadamente 12 mil habitantes, dos quais cerca de 4,5 mil estão na zona urbana, Porto Esperidião, cuja economia está calcada na pecuária, tem um enorme potencial turístico a explorar. "Este ano na abertura do festival compareceu o dobro do público o ano passado", diz satisfeito o prefeito Zezinho. "Foi uma mudança de 100%. Já que até este ano o festival era realizado apenas para a população local e nesta temporada, com a parceria do Governo estadual, aumentou a participação de outras regiões. Todos os municípios que estiveram participando desse campeonato terão muito a ganhar", acrescentou o prefeito.

ESTRUTURA - O campeonato de pesca realizado em Porto Esperidião contou com uma estrutura exemplar e a segurança esteve impecável tanto em terra como no rio, onde os competidores permaneceram das 9h às 16h. Trabalharam no evento homens do Befron (Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro), do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) da Polícia Militar, sediados em Cáceres, além de soldados da PM do Comando de Área de Mirassol do Oeste e também do Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o regulamento do festival, valiam 100 pontos por centímetro a pesca dos peixes considerados nobres, como o Pintado, Pacu, Cachara, Dourado, Jaú, Barbado e Surubim. Já as espécies do Piavuçu, Piraputanga, Palmito, Jurupóca e Jurupensem valiam 50 pontos por centímetros. Por volta das 18h saiu o resultado: Em primeiro lugar, com 11.475 pontos, classificou-se a equipe Manitu, de Pontes e Lacerda, que somou 100 pontos no campeonato estadual. Uma equipe da casa, a Corredeira do Poção, fez a alegria da população local e conquistou o segundo lugar com 10.700 pontos, e, em terceiro, ficou a Equipança, de Cáceres, com 8.675 pontos.

Como premiação, a equipe primeira colocada recebeu um motor de 15 HP e um barco de 6 metros e também um troféu da Sedtur. As outras duas colocadas também ganharam um barco. O maior peixe, um cachara com 76 centímetros, foi fisgado pela equipe Aquático, de Glória do Oeste, que também foi premiada com um barco de seis metros. Auxiliar na fiscalização quatro equipes do Exército, de Cáceres. Quando existe alguma dúvida em relação ao regulamento, é consultado o juiz da competição, Claumir César Muniz.

Faltando ainda três etapas para o encerramento do 1º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso, a equipe Cachara do Norte, de Pontes e Lacerda, desponta como grande favorita para conquistar o título. Na etapa de Porto Esperidião, embora a equipe não tenha pontuado, ela segue firme na liderança geral com 340 pontos, seguida pela equipe Informatec, de Barra do Garças, que soma 180 pontos e também não fez nenhum ponto na etapa de Porto Esperidião.

O primeiro campeonato começou no dia 18 de abril, em Barra do Bugres. De lá para cá já foram realizadas as etapas de Santa Rita do Trivelato (06 de junho), Sinop (27 de junho), Luciara ( 1º de agosto), Castanheira e Nova Xavantina (8 de agosto), Barra do Garças (15 de agosto), Brasnorte (22 de agosto) e Sapezal, Porto Esperidião e Juína neste último domingo. No próximo domingo, 12 de setembro, acontecem as etapas de Paranaíta e Vila Bela da Santíssima Trindade. A etapa final será no dia 19 de setembro, em Pontes e Lacerda No final do campeonato a equipe que tiver mais pontos vai receber do Governo do Estado um carro 0 km.

Na avaliação da secretária Yeda Marli de Assis, o campeonato tem proporcionado o conhecimento da realidade de cada região e isso tem sido uma grande experiência. "Ao descobrir os anseios, necessidades de cada região, podemos planejar projetos para as regiões e aí buscar os recursos federais. Estamos tendo uma resposta bastante positiva. O governador Blairo Maggi tem recebido muitos elogios pelas ações desenvolvidas principalmente em regiões que antes não estavam tendo o apoio necessário, como nas regiões do Norte e do Araguaia. E isso não é só na área do turismo, mas também na Saúde, Educação, construção de casas, estradas. Para nós do Turismo é uma oportunidade de avaliar as necessidades das regiões com relação às questões de infra-estrutura turística e de capacitação na mão-de-obra do setor", explicou.

INVESTIMENTOS - Com um plantel estimado em 380 mil cabeças de gado, Porto Esperidião continua dependendo da pecuária, mas investe também na agricultura com o arroz (40 mil sacas colhidas em 2003) e está iniciando o cultivo de soja e milho. O governo do Estado tem realizado uma série de obras em Porto Esperidião, que incluem a recuperação da malha viária, construção de pontes e de casas populares. Pelo Programa Meu Lar, 25 casas já foram concluídas e mais 25 estão em fase de conclusão, além de outras 40 casas construídas por meio do programa Bolsa Material de Construção.

Outro programa do Estado está sendo implementado por meio do Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso). É o Projeto "Nossa Terra, Nossa gente", onde famílias são assentadas em lotes com toda a infra-estrutura e passam a produzir hortifrutigranjeiros, tanto para a subsistência como para a venda do produto excedente para a cidade. O projeto já está em fase de conclusão e brevemente estará assentando 48 famílias em lotes de dois mil metros quadrados. Com oito assentamentos na região, onde vivem cerca de 600 famílias.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375055/visualizar/