Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 16:23

    Imprimir


Pelo menos duas pessoas morreram nas últimas horas com a passagem do furacão "Frances" pelo centro-norte das ilhas Bahamas, informaram hoje, sexta-feira, as autoridades do arquipélago atlântico.

"Frances", um perigoso furacão de categoria três na escala Saffir-Simpson, de cinco graus, se mantém sobre as Bahamas desde a última quinta-feira, com ventos que em alguns momentos chegaram a mais de 200 quilômetros por hora.

O jovem Kenrad Delaney, de 18 anos, morreu no hospital Princess Margaret, informou a polícia de Nassau aos jornalistas.

Apesar das causas da morte do rapaz não terem sido esclarecidas, seus familiares indicaram que ele estava do lado de fora da sua casa, enchendo o depósito de um gerador, quando escutaram um grito e o encontraram inconsciente, provavelmente depois de receber uma descarga elétrica.

Segundo o canal de televisão americano NBC, fontes locais indicaram que outra pessoa havia morrido no arquipélago por causa do fenômeno atmosférico, mas sem indicar detalhes.

Basil Dean, meteorologista bahamense, disse ao canal de televisão que a ilha de Gran Abaco, no noroeste do arquipélago, foi atingida por ventos superiores a 185 quilômetros por hora.

Dean explicou que nas ilhas do centro das Bahamas, incluindo Long Island e San Salvador, foram registradas fortes inundações e danos estruturais, mas afirmou que "ainda era possível avaliar os danos".

Nas últimas horas, em Nassau, a capital das Bahamas, os ventos alcançaram velocidades superiores a 80 quilômetros por hora com rajadas mais fortes, e o aeroporto da cidade permanece fechado.

Às 15h de Brasília, segundo informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (CNH), com sede em Miami, "Frances" se encontrava a 25,7 graus de latitude norte e 77,2 de longitude oeste, perto da ilha de Gran Abaco, a noroeste das Bahamas, e 320 quilômetros a sudeste de Palm Beach, no litoral da Flórida.

Sobre a região das Bahamas mais afetada pelo furacão caíram chuvas torrenciais que causaram inundações em boa parte das ilhas do centro-norte do arquipélago atlântico.

Os meteorologistas americanos prevêem que "Frances", que diminuiu a velocidade de seu movimento nas últimas horas, vai deixar as Bahamas na madrugada de sábado, quando se encaminhará para a Flórida.

O CNH previu que o furacão pode chegar ao continente no sábado, onde há dois dias foi decretado o estado de emergência pelo governador Jeb Bush, e onde 2,5 milhões de pessoas foram evacuadas de áreas costeiras em apenas 36 horas.

As Bahamas, um arquipélago de 700 ilhas e 300.000 habitantes situado ao norte de Cuba e a sudeste da Flórida, é uma região freqüentemente atingida por furacões e por tempestades tropicais que anualmente percorrem o Atlântico norte entre 1 de junho e 30 de novembro.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375125/visualizar/