Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 16:18
Por: CIDA CAPELASSI

    Imprimir


De 75% a 80% dos casos registrados no Estado alcançam a cura

Mato Grosso é referência no enfrentamento à tuberculose. Esse foi o comentário do Secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, durante a realização da Oficina de Monitoramento e Mobilização dos Gestores das Regiões Norte e Centro Oeste, do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), realizada em Manaus (AM). Ele acrescentou que o Ministério da Saúde reconheceu as ações e as experiências de resultado obtidas pelo Estado.

Sendo a tuberculose prioridade da Política de Saúde do Governo Federal, Marcos Machado, disse que o Ministério da Saúde quer, com a realização da oficina, avaliar o desempenho das ações de controle da doença, em todo o território nacional, que além da análise da enfermidade nos estados e municípios, quer traçar proposições para o seu posterior combate. "Mato Grosso é referência no enfrentamento à doença. De 75% à 80% dos casos registrados no Estado, conseguimos identificar, tratar e obter a cura", afirmou Machado.

Já sobre o enfrentamento, combate e cura ao mal de hansen, outro tema debatido na oficina, Mato Grosso tem muito que aprender, e buscar experiências dos Estados que são referência, diz Machado. "Solicitei ao Ministério da Saúde que realize a próxima oficina em Cuiabá, pois temos a preocupação de inserir o Estado em ações de controle da Hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde, contribuindo para a promoção, prevenção e recuperação da saúde das pessoas que são acometidas pela doença".

Levando em conta que o público-alvo das oficinas são os secretários estaduais e municipais de saúde, Marcos Machado disse que Mato Grosso esteve bem representado no evento. "O convite foi feito aos municípios pertencentes à Amazônia Legal. Fiquei feliz ao encontrar representantes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Barra do Bugres, Mirassol D’ Oeste, Canarana, Colíder, Juara, Pontes de Lacerda, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo. Demonstra interesse dos municípios, que são parceiros do Estado, em acelerar ações sociais e traçar políticas para o controle da doença".

O bom desempenho de Mato Grosso se deve às ações desencadeadas pela Saúde do Estado na realização de Fóruns de Atualização em Tuberculose, capacitação de profissionais da área médica, da área técnica, da área Saúde da Família e a expansão da cobertura de prevenção, além da capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica da doença e a integração das informações com o Programa Nacional de HIV/Aids.

DOENÇA: A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente quando ele fala, espirra ou tosse, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. Causada por um microorganismo, o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.

Os objetivos do programa são: até 2005, descobrir, no mínimo, 70% dos casos estimados de tuberculose e curar pelos menos 85% destes; até 2010, reduzir em 50% as mortes e a prevalência da doença; e, até 2050, reduzir a incidência da doença para menos de um caso por milhão de habitantes no mundo.

Atualmente, o Brasil apresenta 70% de índice de cura dos casos tratados e cerca de 12% de abandono do tratamento. Aproximadamente 8% dos pacientes com tuberculose também têm Aids.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375126/visualizar/