Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 15:31

    Imprimir


Um piloto vai realizar na próxima semana um exercício de acrobacia aérea no comando de seu helicóptero para capturar em vôo a cápsula espacial Genesis, que volta à Terra carregando pó solar, após um vôo de três anos e 32 milhões de quilômetros. A poeira, partículas invisíveis com entre 10 e 20 microgramas, será o primeiro material extraterrestre recolhido além da órbita lunar e trazido à Terra. "Traremos uma parte do sol para a Terra", resumiu Charles Elachi, diretor do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa em Pasadena (Califórnia, oeste), centro de controle da missão destinada a compreender melhor a formação dos planetas do sistema solar a 4.500 milhões de anos.

A sonda, depois de sua volta à atmosfera, será recuperada em pleno céu para evitar um impacto no solo que perturbaria as partículas recolhidas. Dois helicópteros serão mobilizados para a manobra sobre uma base da Força Aérea ao sudoeste de Salt Lake City (Utah, oeste).

A cápsula deve entrar na atmosfera terrestre na quarta-feira. A 33 km de altitude será ativado um pára-quedas estabilizador. Seis minutos depois, será aberto o pára-quedas principal, a uma altura de 6,1 km.

Dois helicópteros, com uma tripulação de três pessoas cada um, entrarão então em ação. O helicóptero principal vai estender uma haste de seis metros com um enorme gancho na ponta para tentar segurar o pára-quedas durante a descida.

Caso não consiga, o segundo helicóptero, a cem metros abaixo, estará pronto para atuar. No total, os pilotos terão tempo para cinco tentativas, segundo Roy Haggard, responsável pelas operações em terra e diretor da empresa americana Vertigo, encarregada pela Nasa de recuperar a cápsula. "Estes rapazes pilotam nas grandes produções de Hollywood", comentou Don Sweetnam, diretor do projeto Genesis na JPL.

A sonda lançada em agosto de 2001 se situou em uma órbita ideal entre a Terra e o sol, com o objetivo de capturar partículas solares cuja análise poderia trazer respostas sobre a formação dos planetas de nosso sistema. Para recolher as amostras, a sonda foi enviada no ponto chamado Lagrange L1, onde as atrações gravitacionais da Terra e do sol se compensam com exatidão, uma posição que oferece uma visão ininterrupta do Sol e que se encontra mais além da magnetosfera terrestre, que perturba os ventos solares.

A sonda de 494 kg carregava sensores feitos de diamantes, ouro, silício e safira para capturar partículas ionizadas. As amostras serão transportadas ao Centro Espacial Johnson da Nasa, perto de Houston (Texas), para sua conservação e análise.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375131/visualizar/