Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 08:48

    Imprimir


O setor de atendimento a crianças com câncer, a pediatria oncológica, da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá vai ser reformado para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Uma equipe de quatro arquitetos voluntários realizou o levantamento das principais necessidades da Pediatria Oncológica da Santa Casa e já providenciou os projetos da reforma. O arquiteto Vítor Damião da Silva, especialista em saúde, aponta a falta de elevador e de refrigeração como os problemas mais urgentes. Há também algumas infiltrações nas paredes e a mobília está deteriorada.

"Além de reparar o espaço, no entanto, é preciso torna-lo mais agradável para as crianças, pois algumas permanecem ali, em tratamento, durante meses", afirma. O uso de cores e a implantação de espaços lúdicos fazem parte do processo de humanização. Além de Vítor, a equipe conta com os arquitetos Miriam Serra, Ivã Guimarães e Cláudia Saboya.

Conforme a equipe de arquitetos, a execução do projeto foi dividida em três etapas: a primeira é a reforma física, que deverá durar quatro meses. Em seguida, a substituição dos móveis e, por fim, os equipamentos. No total, as obras deverão durar cerca de oito meses.

Durante todo o mês de setembro, 40% do valor de duas colônias d’O Boticário vendidas em Cuiabá e Vázrea Grande serão revertidos em prol da reforma. A campanha recebeu o nome Cheirinho de Amor, e vale para as colônias Acqua Fresca e Styletto. A expectativa é que as lojas vendam 1.800 frascos.

O presidente da Santa Casa, Luís Saboya Ribeiro, lembra que a entidade tem 188 anos de atuação e realiza, por ano, cerca de 10 mil internações e 8 mil cirurgias. Somente no dia 31 de agosto, foram 44 cirurgias de grande porte, segundo ele.

Pessoas de Mato Grosso, Acre, Rondônia, da Bolívia e do Paraguai são atendidos pela Santa Casa que, ao contrário do que muitos imaginam, não é um hospital público. "A Santa Casa é uma entidade filantrópica, que realiza a maior parte dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS", disse. (AH)




Fonte: RMT OnLine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375182/visualizar/