Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 11:13
Por: NEUSA BAPTISTA

    Imprimir


Autoridades fazem avaliação positiva da implantação dos cursos profissionalizantes

A aula inaugural da Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) de Barra do Garças, ocorrida nesta quarta-feira (01.09) encerrou a série de aulas inaugurais desenvolvidas pela equipe do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) nas unidades. No município serão oferecidos os cursos técnico em Construção Civil, Enfermagem, Informática, Patologia Clínica e Turismo. As aulas têm início no dia 13 de setembro nas quatro unidades: Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop e Rondonópolis.

A área da Saúde foi contemplada com dois cursos: Patologia Clínica e Enfermagem. De acordo com o enfermeiro Leonídio Borges Leão, responsável pela subseção Barra do Garças do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a criação de cursos técnicos é uma prova da valorização da profissão e da preocupação com a qualidade dos serviços de enfermagem oferecidos à comunidade. Lembrando que Barra do Garças foi o segundo município em números de inscrições para o curso, perdendo apenas para Rondonópolis, ele conta que o mercado de trabalho para a área só tende a crescer, assim como o interesse das pessoas da região em estudar Enfermagem: somente no município de Ponte Branca, são mais de 70 pessoas. "O Ceprotec é uma instituição muito importante para Barra do Garças", disse ele.

MERCADO - Para Omar Cirino de Souza, vice-presidente da regional Leste I e presidente local do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep), a iniciativa do Governo do Estado é louvável, embora ele tema pela abertura que o mercado de trabalho terá que dar para absorver os trabalhadores. "Terá que haver um aparelhamento dos setores da sociedade para a absorção dessa mão-de-obra. A nossa expectativa é de que haja sucesso, pois, como professores, percebemos em nossos alunos o sonho de vencer", disse ele.

O aquecimento do mercado local foi citado como conseqüência da criação dos novos cursos profissionalizantes. Segundo o diretor da UNED, Herculano da Silva Melo, a iniciativa inédita do Governo levará para o município uma mão-e-obra com um nível de qualificação jamais visto. Durante a solenidade, ele pediu aos alunos que ‘vestissem a camisa de seus ideais’, alertando para o fato de que, por ser bem público, a unidade do Ceprotec precisa ser tratada com carinho e respeito. O diretor frisou também a importância do fato de o Governo do Estado estar investindo no setor produtivo. "A área de turismo, por exemplo, não tem nenhum projeto, mas os profissionais que forem saindo do Ceprotec vão desenhar o mercado", disse ele, afirmando que pretende fazer parcerias para oferecer cursos em municípios da região e também serviços dos profissionais formados pelo Ceprotec.

BOA HORA - A secretária municipal de Educação, Sylvia Maria de Assis Cavalcante, afirmou que os cursos vieram em boa hora, pois Barra do Garças já é um pólo educacional, por ser bem servida pelas escolas das redes municipal, estadual e pelas universidades. Citando a área de construção civil como uma das que mais crescem no município, ela ressalta que, a despeito da oferta ou da demanda, o empresariado tende a procurar pessoas melhor qualificadas.

O presidente do Ceprotec, José Luis Leite, falou sobre o histórico da UNED de Barra do Garças, entregue à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em meados de 2002. Na época, a secretaria fez um convênio com o Centro Estadual de Formação Profissional e Tecnológica (Cefet) para o oferecimento de cursos técnicos - entre eles o de turismo -, cujos alunos se formaram em agosto deste ano. Ressaltando que a missão do Ceprotec - hoje sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) - é executar a política de Educação Profissional para Mato Grosso, o presidente anunciou que a unidade de Barra do Garças é a única a ter aberto 440 vagas - e não 400 como as demais UNEDs. O superintendente de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Geraldo Grossi Júnior, chamou a atenção para outra novidade advinda da criação do Ceprotec: a criação do plano de cargos e carreiras para professores e técnicos. Ele lembrou também que os cursos a serem oferecidos respeitam a vocação de cada região. "A nossa intenção é que Barra do Garças se torne também um pólo regional de Educação Profissional. Hoje quando falamos em Ceprotec ainda não temos referências, mas, daqui a alguns anos, alcançaremos a excelência e a reputação que hoje o Cefet tem", disse ele.

SONHO - Um sonho do povo que está sendo realizado. Assim o diretor das Faculdades Cathedral, José Nogueira de Moraes, define a implantação dos cursos técnicos em Barra do Garças. Para ele os cursos técnicos serão uma preparação para que os alunos possam cursar os cursos tecnológicos em Gestão Financeira e Marketing de Varejo, que são oferecidos pela faculdade, bem como os que ainda serão implantados: o de Agronegócios e o de Tecnologia em Produção de Softwares. "É uma iniciativa muito enriquecedora", disse ele.

O sonho da faculdade de Medicina Veterinária também está mais próximo para a estudante Cristianne Rodrigues de Oliveira, 19 anos, que foi selecionada para o curso Técnico em Patologia Clínica. Além de prepará-la para a faculdade, o curso lhe dará bases para um novo emprego. "Quero fazer o curso para saber se é nisso mesmo que quero trabalhar", confirmou ela.




Fonte: Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375314/visualizar/