Repórter News - reporternews.com.br
Alunos-consumidores aprendem a se defender
Com um discurso descontraído e dinâmicas para explicar os conceitos relacionados aos direitos dos consumidores e dos fornecedores, o Procon, superintendência da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, levou a cerca de 300 alunos da Escola Estadual de 1º Grau "Emanuel Pinheiro", em Várzea Grande, na tarde desta quarta-feira (01.09) o projeto "Procon Vai à Escola".
"Acreditamos que a orientação é o primeiro passo para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Neste caso os alunos são ótimos multiplicadores de informações, repassando aos pais e familiares os conhecimentos adquiridos", explicou a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.
Além da distribuição de material didático como folders e a revista em quadrinhos "Consuminho", foram abordados os temas: diferença entre serviços e produtos, formas de pagamento, garantias, práticas abusivas, sansões administrativas e informações sobre onde e como reclamar e, ainda, sobre como mover uma ação.
"Muitos cidadãos não sabem quais são os direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma são facilmente induzidos ao erro pelas propagandas enganosas e pelas técnicas de vendas das empresas. Frente a essa realidade a secretária Terezinha Maggi quer que coloquemos à disposição da população cada vez mais informações sobre como evitar que seus direitos sejam violados", ressaltou Vanessa Rosin.
As palestras promovidas pelo acontecem há dois anos e já atendeu a milhares de alunos em todo o estado. Mas a principal conquista, de acordo com a superintendente do Procon, é a de alcançar o consumidor ao sanar dúvidas quanto às relações de consumo e educar as novas gerações em como consumir.
"Acreditamos que a orientação é o primeiro passo para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Neste caso os alunos são ótimos multiplicadores de informações, repassando aos pais e familiares os conhecimentos adquiridos", explicou a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.
Além da distribuição de material didático como folders e a revista em quadrinhos "Consuminho", foram abordados os temas: diferença entre serviços e produtos, formas de pagamento, garantias, práticas abusivas, sansões administrativas e informações sobre onde e como reclamar e, ainda, sobre como mover uma ação.
"Muitos cidadãos não sabem quais são os direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma são facilmente induzidos ao erro pelas propagandas enganosas e pelas técnicas de vendas das empresas. Frente a essa realidade a secretária Terezinha Maggi quer que coloquemos à disposição da população cada vez mais informações sobre como evitar que seus direitos sejam violados", ressaltou Vanessa Rosin.
As palestras promovidas pelo acontecem há dois anos e já atendeu a milhares de alunos em todo o estado. Mas a principal conquista, de acordo com a superintendente do Procon, é a de alcançar o consumidor ao sanar dúvidas quanto às relações de consumo e educar as novas gerações em como consumir.
Fonte:
Procon-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375354/visualizar/
Comentários