Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 17:49
Por: Márcia Wonghon

    Imprimir


Pesquisa feita pelo Programa Nacional de DST/AIDS confirmou que 96% da população sexualmente ativa do Brasil tem consciência de que o uso do preservativo é a maneira mais segura de evitar a infecção pelo HIV. Esse estudo, realizado no ano passado, foi apresentado pela pesquisadora Ana Roberta Pascom, técnica da unidade de avaliação do programa, durante o 1º Congresso Brasileiro de AIDS, em Olinda. Foram ouvidas 1.882 pessoas e 69% se disseram sexualmente ativas.

Já uma outra pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde à Fundação Getúlio Vargas constatou que as mulheres se sentem inibidas e preferem que os homens portem o preservativo. O coordenador da pesquisa é professor Orlando Cattini. Um dos pontos do estudo que surpreendeu o pesquisador foi o baixo poder de convencimento da do sexo feminino frente à recusa do homem em colocar a camisinha.

Uso de preservativos

O mercado nacional de preservativos é formado por 52% de produtos fabricados no país, 48% no exterior. Cerca de 61% dos produtos são vendidos em cadeia comercial e 39% são distribuídos a população pelo governo federal nos postos de saúde e por organizações não-governamentais.

A venda de preservativos no Nordeste cresceu 420% nos últimos 10 anos. A constatação foi feita por meio de uma pesquisa realiza pela empresa Acnielsen, que atua no mercado de varejo alimentar, trabalhando com duzentas categorias de produtos, incluindo higiene pessoal. O resultado do estudo foi apresentado pela pesquisadora Sandra Sózio. Sózio destacou que dos 242 milhões de preservativos vendidos no Brasil este ano, 19% foram adquiridos pela população do Nordeste.

A pesquisadora observou que a região Nordeste possui seis mil pontos de venda da camisinha em 119 mil lojas, incluído supermercados e farmácias. Informou que o custo da unidade, estimado em R$ 0,52 é 12% menor que a média nacional. Sandra Sózio disse ainda que em São Paulo, onde existe maior incidência de contaminação pelo vírus da Aids, o consumo de preservativos é o menor do país.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375359/visualizar/