Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 31 de Agosto de 2004 às 22:12
Por: Leonardo Stavale

    Imprimir


Café, soja, açúcar, suínos, aves, bovinos, pescados e etanol foram alguns dos principais produtos que contribuíram para o desempenho positivo do setor agropecuário no primeiro semestre deste ano, que teve um crescimento de 5,7% no Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A avaliação é do vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gilman Viana, para quem há expectativa de um crescimento maior de produção e vendas para produtos mais elaborados, como o café instantâneo e açúcar refinado.

Segundo Viana, as principais razões para o desempenho da agropecuária foram a estabilidade macroeconômica, o crescimento das exportações e, finalmente, o fato de a base comparativa anterior (o primeiro semestre de 2003) ser baixa.

“Sem dúvida, o negócio exportador do Brasil foi a alavanca desse crescimento. Ele abriu o caminho, gerando mais empregos. A agricultura, quando cresce, gera uma circulação de renda muito grande, porque o setor precisa comprar máquinas, carros, precisa de insumos e contrata gente. Essa repercussão chegou finalmente este ano”. Ele acha que o crescimento, daqui para a frente, será mais desafiante do que foi até o momento.

Mas, na avaliação de Viana, o crescimento registrado no primeiro semestre não será sustentável se não houver investimentos em infra-estrutura e produção. “A corda está se espichando para poder suportar esse crescimento, mas uma hora ela vai se romper. Ele cita como exemplos as produções de soja, algodão e milho.“São produtos que têm um volume grande, mas com preço unitário baixo. Para você ter realização de grandes valores, precisa de um volume significativo de produto. Para isso é preciso ter uma infra-estrutura compatível com isso”, diz Viana.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375464/visualizar/