Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 31 de Agosto de 2004 às 09:34

    Imprimir


Durante três meses de investigação, cerca de 150 pessoas suspeitas da prática de crimes e fraudes online foram detidas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ). Os suspeitos foram identificados durante uma operação batizada como Operation Web Snare (Armadilha na Web), que envolveu em todo o país, mais de 160 investigações federais sobre crimes praticados pela Internet. De acordo com o comunicado divulgado pelo DoJ, a operação realizada entre 1º de junho e 26 de agosto enfocou crimes econômicos online como phishing, roubo de identidade para prática ilegais, fraudes diversas, pirataria de softwares, invasão de computadores e de propriedade intelectual.

Durante a operação, mais de 160 investigações foram abertas. O DoJ afirma que foram identificadas cerca de 150 mil vítimas totalizando perdas estimadas em mais de US$ 215 milhões. Mais de 140 autorizações de busca e apreensão foram executadas.

Como exemplos do resultado da operação, foram divulgados casos como o da condenação de um romeno e cinco cúmplices residentes nos Estados Unidos que conspiraram para roubar mais de US$ 10 milhões em equipamentos de computador da empresa Ingram Micro. O Departamento também cita indiciamentos, como no caso de um ataque de DoS (Denial of Service) para obter vantagem comercial. Jay R. Echouafni, oficial executivo da empresa Orbit Communication Corporation, de Massachusetts, foi indiciado por um júri federal por conspiração e danos a computadores da empresa, devido ao ataque.

De acordo com o DoJ, os casos envolvidos mostraram a extensão da atividade criminal online, que envolve crimes tradicionais com técnicas específicas de informática, como os casos de invasão de sistemas e programas maliciosos de computadores.

A recente operação é uma extensão das "Operation E-Com" e "Operation Cyber Sweep", anunciadas respectivamente em maio e novembro de 2003. A E-Com atingiu mais de 130 suspeitos e a Cyber Sweep, 125. A iniciativa envolveu organizações federais, estaduais e municipais dos Estados Unidos e agências de execução de lei estrangeiras.




Fonte: InfoGuerra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375523/visualizar/