Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 30 de Agosto de 2004 às 18:41
Por: Mauricio Cardoso

    Imprimir


Técnicos do Departamento de Comércio dos Estados Unidos investigam as empresas brasileiras acusadas de praticar dumping (venda do produto abaixo do custo de produção) na exportação de camarão. Três técnicos designados pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca e pelo Ministério do Desenvolvimento acompanham as investigações dos norte-americanos.

Vítimas de processos antidumping movidos por pescadores dos Estados Unidos, as empresas NortePesca, Netuno e Cida tiveram seus produtos taxados em até 37% no mercado norte-americano. A investigação faz parte do processo aberto contra a indústria brasileira. A decisão definitiva deve ser divulgada até o final do ano.

A NortePesca, sediada em Natal (RN), será investigada até sexta-feira. Na semana que vem serão investigadas as empresas Netuno e Cida, sediadas em Pernambuco.

Caso a sobretaxa sobre o camarão brasileiro seja mantida após o processo de investigação, o governo vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), para provar que as alegações são improcedentes e que o Brasil consegue praticar preços menores no mercado internacional graças às suas condições climáticas e à alta produtividade de seu camarão cultivado.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375534/visualizar/