Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Agosto de 2004 às 08:32
Por: Alana Gandra

    Imprimir


As empresas de grande porte, como Petrobras, podem viabilizar a substituição de importações utilizando nesse processo o pequeno empresariado. A observação foi feita à Agência Brasil pelo diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Paulo Maurício Castelo Branco. Ele lembrou que "a Petrobras, na Bacia de Campos, está fazendo investimentos gigantescos que representam nos próximos cinco anos o valor investido nos últimos 20 anos na exploração e produção de petróleo”.

A Petrobras ainda importa um volume expressivo de máquinas, equipamentos e serviços, disse Castelo Branco. Em parceria com o Sebrae/RJ, a estatal tem desenvolvido trabalho para capacitação de micro e pequenos fornecedores visando às compras que efetua no mercado. A empresa só aceita em seu cadastro de compras empresas que ofereçam preço competitivo e qualidade, através das certificações internacionais ISO, englobando não apenas as relações com o meio ambiente mas com as comunidades e seu corpo funcional, explicou.

“O mercado está mais exigente, sobretudo o mercado internacional que, muitas vezes, impõe barreiras, impedindo que a pequena empresa participe desse processo. Então, é importante o papel do Sebrae no sentido de capacitar cada vez mais a pequena empresa, para que ela se torne fornecedora de uma organização do porte e da competência da Petrobrás”.

Com esse aval, Paulo Maurício Castelo Branco disse acreditar que a pequena empresa está capacitada para fornecer a qualquer companhia do mundo, abrindo a perspectiva de substituição de importações, mas também de entrada no campo das exportações, que podem ser feitas diretamente pelas pequenas empresas através de associação entre elas, ou também pela incorporação no produto final que a Petrobras esteja eventualmente comercializando no exterior. O mesmo poderá ocorrer junto a outra empresa fornecedora para a Petrobras, agregando o serviço ou equipamento fabricado pela pequena empresa com vistas ao mercado externo. A característica de maior agilidade da micro e pequena empresa é um ponto a seu favor nesse processo, destacou.

A substituição de importações é um dos temas que serão abordados pelo Sebrae/RJ durante o evento Rio-Centro de Negócios e Tecnologia, que reunirá 1,2 mil micro e pequenas empresas e 25 grandes organizações comerciais nesta semana (de 1º a 3 de setembro), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Ao aproximar as MPEs fluminenses das grandes empresas, a idéia é tornar o Rio-Centro de Negócios e Tecnologia um referencial de negócios no país, frisou o subsecretário estadual Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Henrique Rocha.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375580/visualizar/