Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Agosto de 2004 às 17:47

    Imprimir


Dois novos planetas extra-solares, um deles com a menor massa registrada até o momento, acabam de ser descobertos por astrônomos franceses, suíços e portugueses do Observatório Europeu Austral (ESO) e por cientistas espanhóis e americanos. Uma destas descobertas foi feita em volta de uma estrela da constelação de Altar, Mu Arae, situada a 50 anos luz da Terra, anunciaram o Centro Nacional francês de Pesquisas Científicas (CNRS, sigla em francês) e o ESO.

Este planeta, que gira ao redor de sua estrela (similar ao Sol) em 9,5 dias, tem uma massa apenas quatorze vezes maior que a da Terra, isto quer dizer, um pouco menor do que a de Urano.

Trata-se portanto do planeta extra-solar com menor massa e provavelmente o menor detectado até o momento.

Paralelamente, um exoplaneta do tamanho de Júpiter foi descoberto por uma equipe internacional ao redor de uma estrela distante 500 anos luz da Terra, situada na constelação Lira, anunciaram o Instituto de Astrofísica das Canárias, em Tenerife, e quatro instituições científicas americanas.

Este exoplaneta, de massa equivalente a 0,8 a de Júpiter, realiza em 72 horas a órbita ao redor de sua estrela, TRES-1, situada na constelação de Lira a 500 anos luz da Terra.

Segundo Jean Schneider, do Observatório de Paris, estas duas descobertas aumentam para 125 o número de planetas (corpos de massa inferior a treze vezes a de Júpiter, limite arbitrário estabelecido pelos cientistas).

Como a maioria das estrelas que tem planetas, mu Arae apresenta em sua composição química um excesso de metais. Foi ao estudar sua estrutura interna com instrumentos astronômicos do observatório de La Silla (Chile) que foi detectado o exoplaneta.

A descoberta da equipe européia, dirigida por Nuno Santos, da Universidade de Lisboa, é "importante já que a massa deste planeta fica na fronteira que separa os planetas do tipo gasoso dos sólidos, como a Terra

Como os instrumentos com o qual foi detectado podem ser operados em um período de um ano, pode se esperar "que no futuro se detectem planetas do tipo sólido".




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375644/visualizar/