Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 25 de Agosto de 2004 às 13:15
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


A importância de projetos como o Parceria Rural está não somente no fato de suprir a carência de mão-de-obra no campo, como também para suprir as vagas que ainda serão abertas. O estado de Mato Grosso possui, de acordo com o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, 7,2 milhões hectares de área plantada produtiva, sendo que deste total 7 milhões são usados para o cultivo de grãos (soja, milho, arroz). A previsão é que na safra 2004/2005 haja um incremento de mais 1 milhão de hectares de área plantada no Estado.

Além da carência que já existe, os índices de crescimento da área plantada produtiva no Estado geram demandas como, por exemplo, de mais 1,3 mil colhedeiras, 3 mil novos tratores e implementos, o que aumenta a procura por mão-de-obra capacitada nesta área.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego demonstram que o Estado de Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004, é o campeão na geração de empregos formais, com 33.950 novos postos de trabalho. E o agronegócio foi o setor que alavancou esse crescimento no Estado, elevando os índices de crescimento. Em 2003, no Brasil a agricultura gerou 130 mil empregos diretos e 360 mil indiretos em atividades relacionadas. Deste total, 47% foram gerados em Mato Grosso.

"Nosso projeto não foi lançado à toa; o mercado agropecuário está em expansão e há carência de mão-de-obra qualificada. Tanto é que os produtores de Mato Grosso têm que trazer trabalhadores de fora para trabalhar nas fazendas. Não podemos deixar isso acontecer, visto que há tantos mato-grossenses desempregados", diz a secretária Terezinha Maggi.

CRONOGRAMA - O curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas inclui aulas práticas e teóricas, totalizando uma média de 96 horas/aulas, divididas em sete módulos. O primeiro módulo é teórico e os alunos recebem noções sobre previdência, direito do trabalho e princípios de ética e cidadania. Neste módulo, são executores das aulas a Setec, a DRT e o INSS.

Nos módulos II, III, IV, V e VI, os treinandos são capacitados com aulas práticas e teóricas sobre preparo do solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheita de soja e de algodão. No último módulo, ministrado pela Empaer, são estudos técnicos.

Além disso, os 30 melhores alunos do curso recebem dois dias a mais de treinamento em "agricultura satelital de precisão" - que envolve a tecnologia de GPS. Trata-se de um curso de alto custo, que a Setec oferece dada a grande demanda por parte das empresas, uma vez que boa parte das máquinas agrícolas possui essa tecnologia.

CARTA - Ao final dos cursos, os alunos recebem uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária Terezinha Maggi, contendo a carga horária do curso e os módulos nos quais eles foram capacitados.

As empresas parceiras no projeto são Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak e AD - Agricultura Satelital de Precisão. Os parceiros são responsáveis pelo fornecimento das máquinas para aulas práticas e pelos instrutores.

O projeto é inédito no Brasil justamente porque integra empresas privadas concorrentes na comercialização de máquinas e implementos agrícolas, dividindo espaço em um mesmo treinamento, em prol de um único objetivo, que é a inclusão social por meio da qualificação profissional.

Em 2004, o curso de operadores de máquinas agrícolas já foi realizado nos municípios de Diamantino, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Porto Alegre do Norte. Os próximos municípios onde será executado o curso serão Água Boa, Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres. Em 2003, a Setec implementou o projeto nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sapezal e Alto Araguaia.




Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375730/visualizar/