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Microsoft testa televisão via Web
A Microsoft e a companhia de telecomunicações suíça Swisscom anunciaram ontem que vão começar os primeiros testes comerciais com um produto da gigante do software que permite a transmissão de programação de TV por linhas telefônicas de alta velocidade.
Os testes, em 600 casas suíças, vão começar em setembro e vão gerar um lançamento completo em 2005. O anúncio marca o crescente interesse das companhias telefônicas em fornecerem serviços de mídia capazes de minimizar o impacto da queda de receita de chamadas de voz.
A Swisscom vai fornecer aos consumidores até 30 canais, incluindo cinco canais pagos separadamente, e um conversor que poderá gravar os programas favoritos do usuário em disco rígido.
Os canais serão transmitidos via linhas ADSL e a Microsoft chama o seu produto de Internet Protocol Television (IPTV), porque usa conexões de alta velocidade com a Internet. Entre outras empresas que estão testando a plataforma IPTV estão as norte-americanas SBC e Bell Canada e a indiana Reliance Infocomm.
Na semana passada, a companhia de TV por assinatura BSkyB assinou um acordo para oferecer os canais premium Sky Sports e Sky Movie por linhas telefônicas, expandindo sua atuação em satélite e cabo. Os fornecedores de banda larga da Europa vêem a TV como sua próxima fonte de receitas, afirmam as empresas de telecomunicações.
A alemã T-Online já colocou um dos pés neste novo mercado ao assinar um acordo com a Fujitsu-Siemens para o lançamento de um decodificador de televisão. Os analistas consideram a aposta arriscada porque acreditam que os fornecedores de banda larga não conseguem enviar um sinal de alta qualidade pelas atuais conexões ADSL instaladas.
A Swisscom afirma que terá qualidade de vídeo com entre 1,2 e 1,4 megabit por segundo, taxa duas vezes maior que a maioria das conexões ADSL usadas por consumidores europeus.
Os testes, em 600 casas suíças, vão começar em setembro e vão gerar um lançamento completo em 2005. O anúncio marca o crescente interesse das companhias telefônicas em fornecerem serviços de mídia capazes de minimizar o impacto da queda de receita de chamadas de voz.
A Swisscom vai fornecer aos consumidores até 30 canais, incluindo cinco canais pagos separadamente, e um conversor que poderá gravar os programas favoritos do usuário em disco rígido.
Os canais serão transmitidos via linhas ADSL e a Microsoft chama o seu produto de Internet Protocol Television (IPTV), porque usa conexões de alta velocidade com a Internet. Entre outras empresas que estão testando a plataforma IPTV estão as norte-americanas SBC e Bell Canada e a indiana Reliance Infocomm.
Na semana passada, a companhia de TV por assinatura BSkyB assinou um acordo para oferecer os canais premium Sky Sports e Sky Movie por linhas telefônicas, expandindo sua atuação em satélite e cabo. Os fornecedores de banda larga da Europa vêem a TV como sua próxima fonte de receitas, afirmam as empresas de telecomunicações.
A alemã T-Online já colocou um dos pés neste novo mercado ao assinar um acordo com a Fujitsu-Siemens para o lançamento de um decodificador de televisão. Os analistas consideram a aposta arriscada porque acreditam que os fornecedores de banda larga não conseguem enviar um sinal de alta qualidade pelas atuais conexões ADSL instaladas.
A Swisscom afirma que terá qualidade de vídeo com entre 1,2 e 1,4 megabit por segundo, taxa duas vezes maior que a maioria das conexões ADSL usadas por consumidores europeus.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375746/visualizar/
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