Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Agosto de 2004 às 15:46

    Imprimir


O governo britânico fará uma exaustiva investigação sobre a segurança nos aeroportos do país depois de um jornalista do diário The Sun conseguir colocar uma bomba falsa em um Boeing 757 com 220 passageiros com destino a Mallorca, na Espanha.

O jornalista Anthony France foi contratado para transportar malas pela empresa privada "Aviance", apesar de as referências que ele deu serem falsas e de os detalhes sobre seu trabalho como jornalista poderem ser facilmente encontrados na internet. France escondeu em sua bota 200 gramas de explosivo e instalou no sistema de ignição sem suscitar nenhuma suspeita, e aproveitou a falta de supervisão no compartimento de carga para instalar a falsa bomba e fazer as fotografias que provaram sua "façanha".

Sua reportagem, que inclui fotos e vídeo, mostrou a falta de segurança nos aeroportos britânicos. O repórter do jornal The Sun afirma que as mochilas pessoais dos carregadores de bagagem eram passadas pelo scanner e explica que os empregados passavam por detectores de metais, mas que todos superavam facilmente a inspeção, apesar de calçarem botas com reforço metálico.

"Sempre algum dos oficiais de segurança te revistava, mas eles nunca olhavam dentro dos sapatos", disse Anthony France em sua reportagem. A bomba em questão é similar à instalada pelo agente de segurança líbio Abdelbaset Ali Mohmed al Megrahi em 21 de dezembro de 1988 no vôo 103 da Pan Am, que explodiu sobre Lockerbie matando 259 passageiros e 11 moradores da cidade escocesa.

"Isto demonstra que o acompanhamento dos carregadores de bagagem ainda é inadequado, o que é muito triste após Lockerbie", disse à BBC um homem que perdeu sua filha naquele vôo fatal. "O que o jornalista do The Sun conseguiu fazer revela que há grandes problemas na segurança dos aeroportos", afirmou.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375769/visualizar/