Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Agosto de 2004 às 08:32

    Imprimir


Pelo menos cinco pessoas morreram e outras seis ficaram feridas hoje em duas explosões causadas por carros-bomba posicionados para atacar ministros do governo interino iraquiano.

A primeira explosão aconteceu no distrito de Al-Jadra, ao oeste de Bagdá, durante a passagem do comboio oficial de veículos no qual viajava o ministro iraquiano da Educação, Sami Al-Muddhaffar, que saiu ileso. Um segurança do ministro morreu e outras três pessoas foram feridas.

O segundo carro-bomba teve como alvo a caravana de veículos oficiais na qual estava a ministra iraquiana de Meio ambiente, Miskhat Moumin, que também escapou ilesa. O ataque deixou quatro mortos e três feridos.

A ministra Moumin e muitos outros membros do gabinete residem em Kadisiya, uma área residencial tomada pelo governo e protegida com muros de cimento armado e soldados das forças de segurança. Dois carros ficaram totalmente destruídos pela explosão.

Até o momento, a autoria dos atentados não foi atribuída a nenhum grupo rebelde ou organização terrorista. Um comunicado colocado em um site islâmico de um grupo ligado ao aliado da Al-Qaeda Abu Musab al-Zarqawi afirma que tentou matar a ministra e alertou que não falhará da próxima vez. "Esta manhã, um cavaleiro de nossas brigadas suicidas detonou uma ação contra um pilar de infidelidade, a ministra do Meio Ambiente Mishkat", afirma o comunicado. A declaração não pôde ser autenticada.

Importantes autoridades iraquianas têm sido constante alvo de rebeldes, que tentam desestabilizar com essa campanha o governo do primeiro-ministro interino, Iyad Allawi.

Além das vítimas deixadas pelos dois atentados, pelo menos outras 15 pessoas morreram em Bagdá durante as últimas 24 horas em confrontos entre rebeldes e as forças dos EUA apoiadas por iraquianos, afirmou o ministério da Saúde.

O foco dos confrontos em Bagdá foi o local conhecido como cidade Al Sadr, no qual se aglomeram 2,5 milhões de iraquianos, entre eles grande número de seguidores e milicianos leais ao clérigo radical xiita Moqtada Al Sadr.

Na cidade de Latifiya, a 45 quilômetros ao sul de Bagdá, supostos rebeldes atacaram um comboio de veículos com ajuda do ministério da Saúde quando este dirigia à cidade de Najaf, palco de cruéis combates entre a milícia do clérigo radical xiita Moqtada Al Sadr e as forças dos Estados Unidos.

Duas pessoas morreram no ataque. Além disso, uma ambulância e um caminhão -que faziam parte do comboio e eram aguardados no hospital de Najaf- foram destruídos pelos atacantes. Ontem à noite, pelo terceiro dia consecutivo, várias bombas caíram nas proximidades do mausoléu da cidade santa, depois que aviões C-130 atacaram supostas posições da milícia xiita situadas na parte velha de Najaf.

Em Basra, cerca de 550 quilômetros ao sul de Bagdá, o comando das tropas britânicas pediu à polícia iraquiana que atuasse sem demora contra os milicianos xiitas que, desde o início da manhã, patrulhavam as ruas da cidade portando fuzis e lança-granadas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375796/visualizar/