Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 08:22

    Imprimir


O primeiro-ministro de Taiwan, Yu Shyi-kun, acusou a China de mandar navios de vigilância para águas taiuanesas e japonesas a fim de se preparar para um possível confronto com os Estados Unidos, disseram jornais na segunda-feira.

Os comentários de Yu, que estava em Nova York no fim de semana, acontecem em um momento de tensão entre a China e Taiwan. A maior parte dos analistas de segurança enxerga o estreito de Taiwan como o local mais arriscado da Ásia.

"Forças comunistas chinesas estão vindo para o oceano Pacífico para um confronto com os EUA. Isso provoca uma ameaça de segurança na região da Ásia-Pacífico", afirmou Yu no sábado, segundo o China Times.

"Pelo bem da paz mundial, pelo bem da paz e da estabilidade na região da Ásia-Pacífico e pelo bem da segurança militar global, os americanos devem ficar ao lado de Taiwan", afirmou Yu, de acordo com os jornais, a um grupo de cerca de 500 pessoas de Taiwan.

Os EUA apóiam a política de uma "única China" de Pequim, que vê Taiwan como parte de seu território, mas Washington é o maior provedor de armas da ilha e tem obrigações determinadas por tratados de defender Taipé contra um ataque chinês.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375864/visualizar/