Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 10:53

    Imprimir


Portas e janelas fechadas. Nenhuma movimentação de moradores e empregados e dois ferozes cães da raça rotweiller soltos no quintal. Este ambiente dava mostras da apreensão vivida ontem na mansão do empresário Ray Meimshalper, localizada no Bairro Buritis, que foi assaltada na manhã de quarta-feira por quatro homens fortemente armados. Os bandidos levaram R$ 3 milhões em jóias, 40 gramas de ouro, cerca de US$ 70 mil em dinheiro e fugiram em dois carros da família. Eles renderam os empregados e familiares que estavam na residência e chegaram a agredir as vítimas.

O assalto milionário demorou a ser divulgado pela polícia. Ontem, os policiais que investigam o caso ainda estavam relutantes em passar as informações para a imprensa.

Ray Meimshalper é ex-diretor e fundador da Escola Americana de Belo Horizonte, que tem entre seus alunos filhos das famílias mais tradicionais e ricas da cidade. A mansão do empresário fica ao lado da escola, na Avenida Deputado Christovan Chiaradia, 200. Aparentemente, a residência possui um sistema de segurança imponente. Há cerca elétrica sobre as grades, câmeras na entrada do portão e em outros pontos, além de uma guarita para vigilante, que ontem à tarde estava vazia e sem ninguém por perto. Isso tudo além dos dois cães ferozes, que ficam latindo com quem passa na rua. Mas, na hora do assalto eles estavam presos, como ocorreria nesse horário, toda manhã.

À tarde, uma empregada da família disse pelo interfone que ninguém estava no local, mas que pela manhã o empresário permanecera em casa. Ela não quis dar mais detalhes sobre a vida do patrão e nem sobre o assalto, se limitando a dizer que não estava no momento que os ladrões invadiram a casa. Minutos depois de dar essas informações, ela deixou a casa, entrou numa Kombi que estava estacionada em frente, com motorista, e saiu depressa.

Um funcionário da Escola Americana, que se identificou apenas como Ernani e disse que conhece bem os Meimshalper, contou que conversou com os empregados da casa. "Segundo o relato deles, os bandidos renderam de forma discreta e rápida a faxineira da mansão, quando ela chegava para o trabalho, e entraram, rendendo em seguida quatro integrantes da família e outros dois funcionários - um jardineiro e uma empregada". O proprietário da casa teria sido agredido na testa com uma coronhada, conforme relato de empregados a Ernani.

De acordo com Ernani, a avenida estava cheia de carros de pais de alunos, e o trânsito era intenso na hora em que os bandidos agiram, o que indica que teriam planejado a ação com cuidado para não despertar suspeita. Nos prédios em frente à mansão, as pessoas perguntadas disseram que não viram nada. A casa vizinha da mansão, à esquerda, está vazia. Após os horários de entrada e saída de alunos da escola - a partir das 7h30 e depois das 16 horas - a avenida tem pouco movimento. Os bandidos escolheram agir justamente no momento que há mais movimentação de pessoas e carros.

A reportagem encontrou um homem que se disse amigo da família na porta da casa do empresário, mas ele chamou no interfone e ninguém atendeu. O homem disse que ficou sabendo do que havia ocorrido com o amigo pela imprensa. "Liguei para o Ray pela manhã, e ele me disse que estava bem. Não sei se ele estava machucado. Não entramos em detalhes do que teria acontecido e fiquei de passar mais tarde para visitá-lo. Ray me disse que estaria em casa", contou.

Polícia examina fita de vídeo

Toda a ação dos quatro bandidos que assaltaram na manhã de quarta-feira a mansão do empresário Ray Meimshalper, no Bairro Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte, teria sido registrada pelo sistema de câmeras de vídeo da residência, segundo informações de policiais que investigam o caso. A fita deve começar a ser examinada hoje pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil, na tentativa de identificar os quatro homens. O crime foi registrado pela Polícia Militar e está sendo investigado pela Delegacia de Roubo a Bancos da Polícia Civil.

Logo após o assalto, a mansão do empresário foi vistoriada por peritos da Seção de Crimes Contra o Patrimônio, da Criminalística. De acordo com a polícia, o filho de Ray, o também empresário Mark Meimshalper, foi um dos parentes que foram feitos reféns, mais ele não foi encontrado ontem pela reportagem.

Da mesma forma que agiram com cautela e discrição, os ladrões conseguiram fugir com cerca de 200 jóias e 40 gramas de ouro em barra, além do dinheiro, em dois automóveis da família - um Honda Civic prata e um jipe Suzuki. Os veículos foram encontrados no mesmo dia do crime, à noite. Um foi localizado pela Polícia Militar nas proximidades da favela Pedreira Prado Lopes, no Bairro São Cristóvão, Região Noroeste da capital. O outro estava perto do Terminal Rodoviário, no Centro.

Ambos os carros foram ontem vistoriados por peritos, em busca de impressões digitais dos criminosos, mas os policiais não informaram se encontraram algum indício de suspeitos.

Uma das linhas de investigação da polícia é que o roubo tenha sido planejado e executado a mando de traficantes, e que os bens roubados possam ser utilizados no comércio de drogas. A polícia quer também esclarecer como os ladrões conseguiram entrar com pistolas automáticas, surpreendendo os moradores já dentro da casa, protegida por cães rotweiller.

Durante o tempo em que os assaltantes estiveram na casa, foram feitas várias ameaças e agressões, em busca da chave de um grande cofre. O delegado Marcelo Machado, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, determinou a abertura de inquérito, para esclarecer o crime. Segundo informações recolhidas na delegacia, o empresário e familiares devem ser ouvidos no começo da próxima semana.




Fonte: Hoje em Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375977/visualizar/