Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 08:09

    Imprimir


Pela primeira vez no mundo, foi descoberta nos porcos na China a cepa mortal do vírus da gripe das aves, um fato temido pelos especialistas internacionais porque seria capaz de facilitar a transmissão da enfermidade ao ser humano. "Em 2003 e 2004, tínhamos começado a encontrar o vírus nos porcos em diferentes regiões do país", revelou hoje a diretora do laboratório nacional de investigações sobre a gripe das aves, Chen Hualan.

"É um sinal perigoso em termos de saúde pública", acrescentou Chen Hualan, em uma exposição numa conferência internacional sobre a prevenção da gripe das aves e da Sars (síndrome respiratória aguda severa), organizada em Pequim. "Não é simplesmente a primeira vez na China, mas a primeira vez no mundo" que se descobre nos porcos a cepa H5N1, assinalou Chen Hualan.

Os pesquisadores isolaram o vírus H5N1 em amostras de porcos em 2003 na província de Fujian (sudeste) e em um "só lugar" em 2004, informou à imprensa a cientista, sem dar outros detalhes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia advertido no início do ano que o vírus H5N1 poderia matar milhões de pessoas se combinasse com o vírus da gripe humana e que esse risco aumentaria se o porco fosse portador do H5N1, pois seu organismo pode ser portador ao mesmo tempo dos vírus animais e humanos.

Um dirigente da OMS que participava na conferência em Pequim expressou sua surpresa com o anúncio de que havia porcos contaminados. "É a primeira vez que escuto que se descobriu que os porcos são portadores do vírus", declarou Julie Hall, coordenadora em Pequim da vigilância e da luta contra as enfermidades contagiosas.

O ministério chinês da Agricultura não quis fazer comentários sobre o que poderia parecer uma nova falta de transparência das autoridades depois do escândalo da Sars em 2003. Julie Hall expressou sua preocupação ante o risco de que o vírus possa sofrer uma mutação para uma forma mais mortal e se transmitir mais facilmente ao homem. Desde o começo do ano, a epidemia de gripe das aves na Ásia já causou 27 mortos.

"Os porcos são capazes de contagiar-se ao mesmo tempo com a gripe das aves e a gripe humana. Nossa preocupação é que se esses dois vírus se misturam, que troquem elementos genéticos com um resultado ainda mais perigoso", disse. Teme-se que a união, em um ser humano, dos vírus da gripe das aves e da gripe humana clássica possa dar origem a um novo vírus capaz de provocar uma epidemia planetária como a gripe espanhola, que matou mais de 20 milhões de pessoas no século XX.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375997/visualizar/