MEC confirma descredenciamento de instituição de ensino superior em MT
O Ministério da Educação (MEC) determinou o descredenciamento das faculdades Resende de Freitas, em Itaúba (568 km de Cuiabá), conforme publicado na edição do “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (29), impedindo a abertura de novas vagas.
Após a notificação, a instituição tem 90 dias para comprovar junto à secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do ministério a entrega de toda a documentação necessária para transferência aos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação.
A instituição ainda deve enviar relatório detalhado sobre a situação de todos os alunos. De acordo com o despacho publicado hoje, apenas na impossibilidade de transferência, Resende de Freitas deve garantir aos alunos a conclusão do curso. O curso de engenharia civil, por exemplo, estava em processo de reconhecimento, agora sobrestado.
No final do ano passado, a Resende de Freitas foi incluída em uma lista das instituições reprovadas pelo MEC, considerando o IGC (índice geral de cursos), que leva em conta a nota dos alunos no Enade (exame federal) e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente.
O índice previa notas de um a cinco. Foram consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. A instituição mato-grossense tirou nota 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários – 683 instituições obtiveram notas baixas.
Comentários