Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 16:54
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


O Governo do Estado assinou na tarde desta terça-feira (17.08), no gabinete do governador Blairo Maggi, instalado na Amazontech 2004, em Cuiabá, um convênio com o Banco da Amazônia (Basa) que permitirá à Agência de Fomento de Mato Grosso administrar as operações de micro-crédito provenientes de recursos do Basa. O convênio foi firmado entre o governador Maggi, o presidente do Basa, Mâncio Lima Cordeiro e o diretor presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias.

Por meio do convênio, à MT Fomento será permitida a concessão de linhas de crédito próprias do Basa, como Amazônia Microcrédito, Amazônia Pessoal, Amazônia Compre Fácil aos clientes selecionados pela agência.

O banco também poderá conceder linhas de crédito de terceiros que utilizem também recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, do Fundo de Amparo ao Trabalhador que vierem a ser selecionados pela MT Fomento.

Para o diretor-presidente da agência, Éder de Moraes, o convênio representa um avanço e o pioneirismo do Estado na administração de operações de micro-crédito. “Vamos, desta forma, trabalhar com soluções inteligentes e práticas, buscando capilaridade para as operações que fomentarão o desenvolvimento do Estado, tanto em pequenos, quanto em grandes projetos”, afirmou Éder.

O montante de recursos a ser destinados à aplicação por meio do convênio obedecerá ao orçamento anual disponibilizado ao Basa, conforme cada linha de financiamento e regras de concessão estabelecidas pelos gestores.

O presidente do Basa, Mâncio Lima Cordeiro avaliou como positivo o momento em que o convênio é celebrado, quando se discute alternativas de desenvolvimento da Amazônia Legal. “Permitirá também que o banco possa ampliar e consolidar ainda mais as parcerias com o Governo do Estado”, destacou Mâncio Cordeiro.

O Basa está trabalhando também na ampliação de agências no Estado, tendo já inaugurado seis novas no Interior e outras quatro que serão instaladas em breve nos Municípios de Sinop, Juína, Confresa e Lucas do Rio Verde.

“Vamos com esse convênio alavancar e efetivamente tornar possíveis as operações de micro-crédito em nosso Estado e dar oportunidades para ampliar o que o Governo já vem praticando com a concessão de pequenas linhas de crédito com juros zero para pequenos negócios”, ressaltou o governador Blairo Maggi.

Acompanharam a assinatura do convênio os secretários de Estado Cloves Vettorato (Assuntos Estratégicos) e Yênes Magalhães (Planejamento), além de gerentes regionais do Basa.

MT FOMENTO – A previsão é que em setembro a MT Fomento já esteja operando. A agência irá funcionar na antiga Residência dos Governadores, centro de Cuiabá. As obras de adequação e instalação de mobiliário e equipamentos estão em fase de conclusão. A diretoria está cuidando agora, especificamente, da estruturação de capital da agência.

"Estamos fazendo num primeiro momento as operações passivas, isto é, buscar quais os fundos que virão para a agência, quais são as melhores formas de captação de recursos. Estas medidas estão efetivamente sendo tomadas", explicou Éder de Moraes Dias. Ele informou, ainda, que as operações de crédito serão tratadas num segundo momento, assim que o sistema estiver implantado, confiável, sem qualquer tipo de problema de operacionalidade. "Aí, então, teremos segurança para operar, com segurança e os pés no chão", concluiu o diretor-presidente.

O quadro de funcionários da agência realizou um treinamento, na primeira etapa, com uma equipe de consultores habilitados pelo Banco Central, nas áreas de administração e contabilidade. Os funcionários vão receber treinamento em mais duas etapas: na área de operações, de análise de risco, qualidade de risco, rating de operações; e, por fim, num terceiro momento, o pessoal será treinado na área de análise e deferimento de crédito.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376181/visualizar/