O golfinho de Maui (Cephalorhynchus hectori maui), que habita a costa da Nova Zelândia, está à beira da extinção com somente 55 adultos, informaram nesta segunda-feira (29) fontes da organização ambientalista Greenpeace.
"Esses golfinhos pequenos morrem inutilmente por capturas acidentais dos pescadores, mas isso não poderia ocorrer. Os especialistas propuseram formas para tramitar seu habitat e evitar que eles morressem presos nas redes", indicou Karli Thomas, do Greenpeace na Nova Zelândia, em uma nota.
No começo do ano, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apontou que existiam apenas uma centena destes mamíferos na Ilha do Norte, na Nova Zelândia, seu único habitat natural na Terra. O animal está na lista vermelha da ONU de espécies ameaçadas.
Protesto pela proteção dos golfinhos de Maui, em foto de maio (Foto: Marty Melville/AFP)
Os golfinhos de Maui, que os locais chamam de "Tutumairekurai" ("moradores do mar", na língua maori), chegam a medir 1,4 metros de comprimento, têm um focinho curto e apresentam marcas similares às dos ursos panda, como uma máscara negra.
Em sua nota, o Greenpeace também lembrou a verdadeira consternação causada no mundo inteiro após o desaparecimento do último golfinho do rio Yangtzé, na China.
Comentários