Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 21:17
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Desde a finalização do asfaltamento, o tradicional bairro de pescadores e ceramistas, São Gonçalo Beira Rio, aumentou em 200% o fluxo de turistas e visitantes. Quem fez o levantamento foi o presidente da Associação de Moradores, Dalmir Lúcio de Almeida. “O movimento é intenso. Já chegamos a ter mais de 180 pessoas só no restaurante Regionalissímo, que funciona de quinta-feira a domingo. Isso sem contar os visitantes da loja de artesanatos, e os demais comércios do bairro”, afirma o presidente.

Além do pavimento, o Centro Sócio-Cultural, inaugurado em janeiro de 2004, servem para unir a comunidade. “Nós já tínhamos o espaço, no entanto os ceramistas preferiam trabalhar por conta própria, tendo em vista que eram poucos os turistas que apareciam no bairro”, recordou Dalmir de Almeida. “Hoje, a loja, localizada no centro comunitário, conta com 17 artesões e é referência no turismo regional”, finaliza.

A artesã, que nasceu e se criou no bairro, Juraci Marcelina da Conceição, 45 anos, já perdeu a conta do número de abaixo assinados e reivindicações feitos pela comunidade para a pavimentação da via. “Na chuva era lama e na seca poeira”, declarou Juraci. “Deus nos ajudou, então o Governo abriu uma oportunidade”, afirma Dalmir de Almeida.

Outro problema levantado pela ceramista Juraci é a dificuldade com o transporte coletivo. “Era de uma em uma hora, e olhe lá. Além do horário, a condição do ônibus era precária. Os bancos sujos e o veículo velho”, relatou.

Com a pavimentação, o transporte coletivo melhorou, o ônibus passa com um intervalo de 30 minutos, no entanto a poeira ainda persiste, pois somente a rua principal foi asfaltada. “A situação melhorou sem comparação. A questão do horário foi resolvida. O intervalo é suficiente, pois somos uma comunidade pequena”, afirma Juraci da Conceição.

A OBRA – Foram pavimentados 1 mil e 360 metros de extensão, ligando o bairro Coophema ao cruzamento do Centro Comunitário do São Gonçalo Beira Rio. A via tem 7 metros de largura, sendo 9 mil 520 metros quadrados de pista. A obra, realizada com recurso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), custou R$ 311,8 mil reais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376251/visualizar/