Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 14 de Agosto de 2004 às 08:46

    Imprimir


Um novo tipo de teste que permite detectar contaminação pelo vírus da tuberculose num único dia, com mais confiabilidade que a tuberculina, foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Oxford, segundo informações divulgadas hoje. O teste da tuberculina é realizado há 110 anos. Desde então, não havia sido encontrado nenhum outro modo de diagnóstico da doença.

A nova técnica ganha importância já que, recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de emergência pela reincidência mundial da doença. O teste, batizado de T Spot-TB, foi desenvolvido pelos laboratórios Oxford Immunotec e ajudará a diagnosticar a doença rapidamente e, assim, frear o contágio.

O teste tradicional consiste na injeção de tuberculina sob a pele. Depois, é preciso esperar três dias até os resultados, em função da reação do tecido cutâneo. O maior problema é que o teste dá falsos resultados positivos em pessoas que tenham sido vacinadas contra a tuberculose ou foram expostas a micróbios similares.

Também era possível dar falsos resultados negativos em quem tivesse sistema imunológico frágil, o que inclui bebês, idosos, indigentes, pessoas infectadas por HIV e pacientes que sofreram transplantes. Até hoje, metade das pessoas que faziam tratamento contra a tuberculose não tinham a doença.

Normalmente, um longo período de tratamento a base de antibióticos poderia eliminar a bactéria. O maior problema, entretanto, estava na dificuldade de detecção do micróbio, já que um portador pode infectar 10 ou 15 pessoas tossindo, espirrando ou conversando com eles.

O novo método se baseia em uma análise de sangue em que se busca a presença de determinadas células imunológicas. Estas se ativam pela presença de uma proteína produzida pela bactéria da tuberculose, mas não pelos anticorpos da vacina. O resultado é obtido no mesmo dia.

O T Spot-TB produz muitos menos resultados falsos que seu antecessor, e é efetivo inclusive em pessoas vacinadas ou com sistema imunológico deficiente. Assim, o teste pode atuar diretamente sobre quem realmente necessita. "O novo teste de sangue é rápido, preciso e conveniente. Acho que vai melhorar significativamente o tratamento da tuberculose. Permite que vejamos mais clara e efetivamente", disse Ajit Lalvani, um dos cientistas criadores do teste.

Na semana passada a Sociedade Torácica Britânica anunciou que nos últimos 15 anos em Londres duplicou o número de casos de tuberculose. Desde 2002, os casos têm aumentado 20% na Inglaterra e no País de Gales.

"Ansiedades e angústias serão eliminadas, e será economizado dinheiro", disse o professor Peter Davis, diretor do Centro de Pesquisa da Tuberculose em Liverpool, oeste da Inglaterra. "A efetividade dos exames é vital para o controle efetivo da doença, principalmente para combater a resistência aos tratamentos com antibióticos e para frear a crescente incidência da doença sobre nós", disse Paul Sommerfeld, presidente da sociedade TB Alert, organização de luta contra a doença.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376392/visualizar/