Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 14 de Agosto de 2004 às 08:24
Por: Edla Lula

    Imprimir


O Brasil, cortado por estradas esburacadas, tem nas rodovias a única alternativa para o escoamento da produção. Carecendo de novas vias, portos, aeroportos e energia, sob pena de não obter crescimento no longo prazo, para resolver esses problemas, o país esbarra numa dívida pública que ultrapassa os 57% do Produto Interno Bruto (PIB).

Por outro lado, apesar do interesse de investidores estrangeiros de grande porte, o país não consegue fechar contratos, por ter o caminho atravancado por regras não definidas e um projeto de Parcerias Público-Privadas (PPP) estacionado no Congresso Nacional. Os investidores, tanto do setor produtivo quanto os interessados na área de infra-estrutura, aguardam a formulação de regras mais claras.

O consultor britânico James Sinclair, da AFPartiners, que trabalha no Brasil atraindo empresas estrangeiras, diz que nunca viveu um momento de tanta procura. "Podemos dizer que dobrou o número de consultas, mas isso ainda não se materializou em termos de investimento novos", diz. "Tem que haver regras bem definidas a respeito do que vai acontecer no futuro".

Na Investe Brasil, agência de promoção de investimento composta por parceiros públicos e privados, projetos de potenciais investidores que giram em torno de US$ 1 bilhão aguardam regras. "O Brasil, pelo que oferece, pelo seu tamanho e pelo seu potencial é uma plataforma muito importante dentro do cenário mundial de produção. Está na tela de radar de qualquer investidor importante, em qualquer lugar do mundo. Hoje, o que o país tem de oferecer, na realidade, é a perspectiva a médio e longo prazos. Perspectiva de políticas estáveis e de crescimento sustentado. Sem isso, o investimento não ocorre", comenta Eduardo Pires Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Investe Brasil.

Com base em uma pesquisa divulgada em maio pela revista Economist, o diretor de marketing da Investe Brasil, Clementino Fraga Neto, lembra que mais de 70% dos maiores investidores do mundo estão dispostos a aumentar seus investimentos estrangeiros. "O Brasil, com certeza, está entre os países mais cobiçados e mantém a posição de interesse", diz.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376399/visualizar/