Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 13:27

    Imprimir


Quem ficar fascinado com as paisagens de Rei Artur, que estréia hoje nos cinemas brasileiros, e desejar conhecer as locações vai ficar desapontado - elas só existem no disco rígido de uma empresa na área central de Londres.

Com o aumento da capacidade dos computadores, paisagens da Irlanda, onde várias cenas foram filmadas, foram modificadas e combinadas com paisagens de outros lugares para criar um efeito mais dramático. No filme Eu, Robô, os efeitos visuais criam, por exemplo, não apenas criaturas reluzentes, mas também uma idéia do que será Chicago em 2035.

Complexo

"Não apenas criamos um personagem realista gerado por computador, mas este personagem atua em um fundo gerado por computador. Mas cada vez mais efeitos visuais estão sendo usados para criar imagens mais comuns como litorais, montanhas, rios, pessoas, condições meteorológicas, de onde se apagam detalhes indesejáveis como carros estacionados" explica Matt Johnson, supervisor de efeitos visuais de Rei Artur.

"O que está fazendo esta tecnologia avançar é a enorme capacidade de armazenamento de informações digitalizadas, cartões gráficos melhores, poder de processamento mais vigoroso. Isto vai tornar o trabalho mais rápido, tornando os efeitos visuais apenas mais uma ferramenta à disposição dos cineastas", acrescenta Johnson.

Artistas

Os efeitos visuais de Rei Artur foram feitos pela Cinesite, em Londres, e os de Eu, Robô, foram encomendados a várias produtoras especializadas em efeitos visuais digitais nos Estados Unidos, contando com uma equipe milhares de pessoas.

Os artistas da Cinesite criaram 500 quadros para recriar as batalhas sangrentas da época do rei Artur, usando uma combinação de 2D e 3D. Em uma seqüência, há uma bonita baía onde podem ser vistos centenas de barcos dos saxões, que enchem os olhos dos espectadores.

Mas se alguém decidir procurar o local para um piquenique romântico olhando a baía, não vai ver mar, mas um vale montanhoso. "A água da baía é da costa sul da Inglaterra e as encostas de Devon e da Irlanda do Norte", relata Matt Johnson.

As montanhas em volta de um grande lago congelado em uma cena de batalha foram filmadas, na verdade, em um descampado na Irlanda e criadas a partir dos planaltos escoceses e alpes franceses.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376440/visualizar/