Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 12 de Agosto de 2004 às 17:31

    Imprimir


Rondonópolis registra um alto índice de Hanseníase tanto que o município está incluso no programa Tolerância Zero, que tem como meta identificar doentes e acompanhar o tratamento até o processo de cura. O índice de infecção tolerado pela Organização Mundial de Saúde é de um doente para cada 10 mil habitantes, o município apresenta mais de 10 doentes a cada 10 mil moradores, registrando uma taxa de infecção de 10,9%.

Somente nesse ano foram descobertos 112 casos de pacientes com Hanseníase até o final de junho, mas a meta proposta pelo programa é identificar 193 novos casos da doença por ano, isso para que o tratamento ocorra o quanto antes evitando assim o contágio para outras pessoas.

A Secretária Municipal de Saúde realiza constantemente campanhas para descobrir possíveis portadores da hanseníase, e no próximo sábado (14) fará uma campanha no Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo, no período da tarde. A meta proposta é atender cerca de 100 pessoas, fazendo uma avaliação dos moradores que apresentem insensibilidade na pele, um dos principais sintomas da Hanseníase. Os casos suspeitos serão encaminhados para a equipe médica que fará os demais exames e proporá o tratamento que é oferecido unicamente pelo Sistema Único de Saúde e é totalmente gratuito.

Além da Campanha de combate a Hanseníase, a Secretaria de Saúde, vai desenvolver a campanha de combate a Tuberculose, outra doença que vem preocupando os técnicos. A meta proposta para Rondonópolis é de identificar 54 novos casos da doença por ano. Em 2004, foram descobertos 28 casos até o momento.

A preocupação dos técnicos é quanto ao acompanhamento do tratamento. No caso da Hanseníase, após o inicio do uso da medicação o risco de contágio cessa, mas é preciso que o doente faça todo o tratamento sem interrompe-lo para evitar seqüelas e o contágio. Além disso, quanto mais cedo a doença for identificada menor será o tempo de tratamento e as conseqüências.

A Secretaria de Saúde já realizou essas campanhas em 21 locais, entre praças, unidades de saúde dos bairros acompanhadas de palestras educativas em escolas.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376518/visualizar/