Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 12 de Agosto de 2004 às 11:33

    Imprimir


O ciclismo em estrada entregará no sábado, um dia depois da abertura, a primeira medalha das grandes modalidades para o grande público dos Jogos Olímpicos, quando será disputada a rota masculina, apenas 24 horas antes da feminina e três dias antes das provas contra-relógio.

Com a ausência do americano Lance Armstrong, hexacampeão do Tour de France, será interessante ver se o alemão Jan Ullrich, que na última "Grand Boucle" teve que se conformar com o quarto lugar, é capaz de revalidar o título conquistado nos Jogos de Sydney 2000, nos quais também ficou com a prata no contra-relógio.

Os espanhóis Igor Astarloa -atual campeão do mundo de fundo em estrada- e cântabro Oscar Freire -dono do título em 1999 e 2001- estão entre os principais rivais de Ullrich, além do italiano Paolo Bettini, o australiano Stuart O'Grady e Alexander Vinokourov, do Cazaquistão, medalhista de prata em Sydney.

Entre as mulheres, a espanhola Joane Somarriba, três vezes ganhadora do Tour de France e duas do Giro, além de campeã mundial contra-relógio, competirá na rota com a holandesa Leontien Zijlaard-Van Moorsel -destaque em Sydney- e a campeã francesa Jeannie Longo, que aos 45 anos participará de sua sexta Olimpíada.

Entre as favoritas na rota também estão a britânica Nicole Cook, a holandesa Mirjam Melchers e a sueca Susanne Ljungskog; na prova de contra-relógio, entre as que também aspiram o pódio estão a suíça Karin Thuerig, a russa Zouilfa Zabirova e a alemã Judith Arndt.

As competições em estrada serão disputadas em dois locais diferentes.

As provas de rota serão disputadas em um percurso pelo centro histórico de Atenas, de 13.200 metros, com saída e chegada junto à Prefeitura, na praça Kotzia. Os homens darão 17 voltas no sábado, para completar um percurso de 224,4 quilômetros; as mulheres darão nove no domingo, até um total de 118,8 km.

As provas contra-relógio acontecerão em Vouliagmeni, cerca de 25 quilômetros ao sul do centro de Atenas -zona olímpica na qual também será disputado o triatlo-, por um percurso de ida e volta a beira-mar, de 24 quilômetros de extensão. As mulheres farão o percurso apenas uma vez.

A prova masculina -com duas voltas: 48 quilômetros-, na qual o russo Viatcheslav Ekimov defenderá o título de Sydney se apresenta aberta, com Ullrich, o ucranio Serhiy Honchar e o australiano Michael Rogers, entre outros, na posição de favoritos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376555/visualizar/