Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 12 de Agosto de 2004 às 11:22

    Imprimir


Técnicos do Ministério da Saúde estarão neste mês de agosto na Secretaria de Estado de Saúde para fazer um estudo da viabilidade técnica dos locais sugeridos pelo Estado para a instalação da primeira Farmácia Popular.

"O Estado informa sobre o interesse da instalação da Farmácia Popular, possibilidades de contrapartida no convênio, como disponibilização de prédio, projeto arquitetônico, contratação de recursos Humanos, e também sobre os detalhes operacionais da farmácia: manutenção do local (limpeza e segurança), infra-estrutura. Já o Ministério da Saúde avalia as possibilidades, a verba a ser repassada, aí então é assinado o convênio", disse o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado.

O principal objetivo do Governo Federal ao criar a Farmácia Popular, explica Marcos Machado, é o de ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. E a principal função do programa é beneficiar as pessoas que têm dificuldades de realizar o tratamento de doenças em decorrência do custo do medicamento.

"Um dos compromissos do Governo do Estado, escrito na ‘Agenda- Mato Grosso Mais Forte’, é a inclusão social. A Saúde, com a implantação de Farmácias Populares, cumpre uma de suas metas a da superação das desigualdades sociais", disse ele.

Mato Grosso foi o primeiro Estado a solicitar a implantação da Farmácia Popular. Geralmente o pedido é feito pelos municípios, ou entidades filantrópicas. O motivo, explica Marcos Machado, é o de promover ação complementar de acesso aos medicamentos, sem confundir nem prejudicar os objetivos do SUS.

Os medicamentos disponíveis nas unidades do programa Farmácia Popular do Brasil tratam 80% das doenças de maior incidência no país - aquelas tratadas em consultórios e ambulatórios, sem necessidade de intervenção cirúrgica como: a hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecção, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e até mesmo no tratamento alcoolismo.

As farmácias são abastecidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que adquire os medicamentos em leilões.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376557/visualizar/