Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 12 de Agosto de 2004 às 09:39

    Imprimir


A Usina Nuclear de Angra I volta a operar ao meio dia de hoje, oito dias antes do prazo previsto para o termino dos trabalhos de manutenção, que deveria acontecer somente no próximo dia 20. Com o retorno de Angra I, voltam a ser injetados cerca de 650 MW de energia ao Sistema Interligado Nacional.

Angra I, uma das duas usinas em operação no país, saiu do Sistema Elétrico Brasileiro ao primeiro minuto do último dia 10, em conseqüência de uma parada programada para promover inspeção e manutenção dos dois Geradores a Vapor da unidade (GVs), além de outras 1400 tarefas de manutenção preventiva.

Está foi a primeira parada programada para 2004. Para a realização dos trabalhos, foram contratados 340 técnicos brasileiros e 120 estrangeiros (alemães, franceses, espanhóis, americanos e argentinos).

A usina I respondeu no ano passado, por 1,5% da produção nacional de energia elétrica e atendeu a 1,7 milhão de habitantes. Com Angra II, a outra unidade nuclear brasileira com seus mais de 1.300 MW, atende a 50% do consumo de energia do Estado do Rio de Janeiro.

Quando confirmou, na última terça-feira, o retorno de Angra I ao Sistema Interligado Nacional, o presidente da Eletronuclear, Zieli Dutra Filho, garantiu que a usina – localizada no litoral sul- fluminense, terá sobrevida de 30 anos e deverá operar até 2050, com a troca dos dois Geradores de Vapor (GVs) da unidade.

Zieli Filho confirmou que a contratação dos dois novos geradores custarão 44 milhões de euros – cerca de R$ 163 milhões. O contrato, assinado no último dia 15 de maio, prevê a entrega dos dois novos geradores em um prazo de 40 meses. Para promover a troca, que deverá acontecer no final de 2007, será necessária a paralisação de Angra I por cerca de 4 meses – período em que serão montados os geradores.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376569/visualizar/