Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 20:37
Por: Lana Motta

    Imprimir


Visando fortalecer a atividade da pesca esportiva em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Turismo, acompanhada por uma delegação de empresários e profissionais, participa em São Paulo, até o próximo dia 15 deste mês, do 3º Brazil Fishing Show, maior evento da categoria do país — que chega à terceira edição com 90 expositores especializados e expectativa de público superior a 30 mil visitantes.

Com a presença de duas das principais bacias hidrográficas do país — Prata e Amazônica —, o Estado de Mato Grosso investe em alternativas para fortalecer a pesca esportiva, atividade avaliada como uma das mais promissoras do país no segmento turístico.

Em 2004, foi criado pelo Governo do Estado o 1o Campeonato de Pesca de Mato Grosso integrando dezesseis municípios onde já existem competições esportivas na modalidade. Um dos maiores festivais de pesca esportiva em água doce do mundo - o Festival Internacional de Pesca de Cáceres é realizado anualmente no Estado.

"A pesca esportiva já é forte em Mato Grosso. Mas com tantos rios e tantos peixes, nosso objetivo é colocar o Estado na lista dos destinos de pesca esportiva preferenciais do Brasil e do exterior", afirmou a secretária de Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis.

Nos Estados Unidos, quase 35 milhões de praticantes da pesca gastam por volta de US$ 40 bilhões por ano. Só o Estado da Flórida movimenta cerca de 9 bilhões/ano - mesmo valor faturado pelo Canadá na atividade. Nossos vizinhos argentinos chegam a US$ 3 bilhões/ano.

No Brasil, a pesca esportiva é ainda inexplorada. Segundo o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA) - do Ibama, existem cerca de 3 milhões de pescadores esportistas brasileiros. Destes, apenas 200 mil são licenciados. Operadores de turismo estimam que no país o volume de negócios da pesca em rios gire em torno de R$ 2 a R$ 3 bilhões.

O empresário mato-grossense Wanderley Cavalcante, proprietário de hotel de pesca no Pantanal, participa do evento. "Mato Grosso tem enorme potencial, nós acreditamos na atividade e estamos aqui em busca de uma fatia desse mercado", afirmou.

De olho nos potenciais turístico e econômico da pesca, durante a Brazil Fishing Show 2004, será oficializada criação do Bureau Brasileiro de Pesca Esportiva, um órgão conveniado à Embratur que tem por finalidade desenvolver a pesca esportiva de forma organizada, tornando o país rota definitiva dos turistas e praticantes da atividade em todo o mundo.

VITRINE – O 3o Brazil Fishing Show representa hoje a principal vitrine de produtos e destinos de pesca do país. Hotéis de pesca, fabricantes de barcos, confecções esportivas, lojas especializadas, veículos de comunicação, instituições públicas e privadas participam do evento, além de profissionais e estudantes inscritos nas oficinas, seminários, workshops e palestras técnicas.

Um roteiro pelos estandes possibilita conhecer e agendar pescarias em todas as regiões do país. A mostra apresenta desde um simples anzol até os últimos lançamentos dos fabricantes e importadores de equipamentos. A sensação da feira é uma vara com câmera de vídeo na ponta da linha que permite ao pescador saber exatamente onde está o peixe e o momento ideal para a fisgada. Ainda sem preço definido para o mercado nacional, a mini-câmera estará em breve nas principais lojas especializadas em pesca do país.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376597/visualizar/