Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 12:04

    Imprimir


A Microsoft vai vender uma versão simplificada e de baixo custo do Windows XP nos mercados emergentes da Indonésia, Malásia e Tailândia. A decisão surge no momento em que a maior produtora de software do mundo enfrenta a dupla ameaça da pirataria e do aumento da popularidade do sistema operacional Linux nas economias em desenvolvimento.

O Windows XP Starter Edition estará disponível nos três países do sudeste asiático a partir de outubro, como parte de um programa piloto de um ano de duração e inclui todos os principais recursos do Windows, que aciona mais de 90% dos computadores pessoais utilizados no mundo.

"Será o sistema operacional Windows mais acessível que já oferecemos", disse Maggie Wilderotter, vice-presidente sênior da Microsoft. "Estamos muito animados para ver a reação dos mercados."

Inicialmente, o Windows XP Starter Edition será vendido já instalado em novos computadores e mais tarde será oferecido em forma de CD em lojas de software. A Microsoft ainda não definiu o preço da nova versão do Windows.

Ainda que alguns recursos não serão disponíveis no Starter Edition, o sistema operacional será oferecido no idioma local de cada país e incluirá funções e ferramentas adicionais que tornarão mais fácil o uso de computadores e a conexão com a Internet, para usuários iniciantes, informou a Microsoft.

A empresa vende duas versões do Windows XP. A Professional Edition custa US$ 150 dólares. Já a Home Edition pode ser adquirida por US$ 80 na maioria das lojas norte-americanas. O sistema operacional foi lançado em outubro de 2001.

A Microsoft vem há muito resistindo a adotar políticas de preço flexíveis nos mercados mundiais, para o Windows e seus outros programas, como o Office, ainda que os grandes clientes empresariais da companhia muitas vezes conseguem preços mais favoráveis por meio de contratos de licenciamento de longo prazo.

A Microsoft também está conversando com os governos de dois outros países, a serem anunciados ainda este ano. O programa piloto envolverá um total de cinco países, disse Wilderotter.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376677/visualizar/