Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 19:02

    Imprimir


A Polícia Federal prendeu nesta manhã 20 pessoas acusadas de desviar R$ 500 milhões dos cofres públicos do Estado do Amazonas, nos últimos anos, por meio de fraudes em licitações públicas.

A Operação Albatroz, como foi batizada, prendeu o ex-secretário da Fazenda do Amazonas Alfredo Paes dos Santos e o presidente da Comissão Geral de Licitação do Estado, João Gomes Villela.

De acordo com a PF, o líder do esquema é o deputado estadual Antônio do Nascimento Cordeiro, que não foi preso por possuir imunidade parlamentar. Ele foi indiciado e deverá ser ouvido até a próxima sexta-feira (12). A mulher, o cunhado, assessores e empresários ligados a Cordeiro estão presos.

A PF também divulgou o nome do empresário e advogado Mário Ricardo Farias Gomes, preso em São Paulo, considerado o segundo na hierarquia da quadrilha e mentor dos arranjos para fraudar as licitações.

Os presos são acusados de lavagem de dinheiro, corrupção, sonegação fiscal, tráfico de influência, evasão de divisas, crimes eleitorais, falsidade ideológica e crimes contra a lei de licitações, além de formação de quadrilha e improbidade administrativa. De acordo com o delegado Wagner Castilho, porta-voz da PF, com base no Amazonas, a quadrilha também atuava em São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Operação Albatroz mobilizou 174 policiais federais de vários estados, para o cumprimento dos mandados, além de equipe da Receita Federal. Ainda estão sendo feitas buscas em várias empresas, e os presos e material apreendido estão sendo encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Manaus.




Fonte: Redação/Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376729/visualizar/