Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 15:16
Por: Marli Moreira

    Imprimir


A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, anunciou que o governo federal pretende iniciar, no próximo ano, a primeira etapa do programa nacional de biodiesel com a adição de 2% do produto de origem vegetal ao diesel mineral. Segundo ela, a idéia é aumentar gradativamente esse percentual até chegar a 5%, nos próximos cinco anos. A regulamentação do programa nacional de biodiesel deve sair até o final de novembro.

Como exemplo de produção de óleo, a ministra citou a extração da mamona, que permitiria a exploração da cultura no semi-árido tanto em pequenas quanto em grandes propriedades. Além de ser um processo ambientalmente correto, a cultura da mamona também facilita a inclusão social, apontou a ministra.

Dilma Rousseff observou que, na Alemanha, existe uma cultura favorável à aplicação de 100% de óleo de origem vegetal. No Brasil, a utilização deve ocorrer, inicialmente, em frotas urbanas de ônibus.

“Um país como nosso, para crescer 4,5% ao ano, precisa de fonte confiável de energia. Isto vem por meio da combinação de hidreletricidade e fontes alternativas. Mas quem puxa a fila é a hidreletricidade”, ponderou.

A ministra fez as declarações logo após participar do seminário “Metas do Milênio - o ABC pensa o futuro”, evento paralelo à Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que ocorre na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376750/visualizar/