Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Agosto de 2004 às 16:57

    Imprimir


O Ministério Público Estadual abriu inquérito criminal contra o suposto agiota Élcio João de Carvalho, o tesoureiro do município de Pajeú, Tiago dos Santos Pereira, e Maurício Pereira Piauilino, prefeito de Pajeú. O promotor vai apurar denúncia contra Carvalho, que efetuou ação de cobrança contra o tesoureiro Pereira, pai do prefeito, que pegou dinheiro emprestado a juros. O problema é que o empréstimo de R$ 18 mil a juros de 4% foi pago com cheque da prefeitura, com dinheiro proveniente do Fundo de Participação do Município.

O agiota recebeu o cheque da prefeitura no valor de R$ 18 mil, do Banco do Estado do Piauí (BEP), mas o cheque, na data do saque, voltou sem provimento de fundo. Ele resolveu entrar com uma ação de cobrança junto à promotoria do município. Por conta da oficialização da cobrança, o promotor denunciou o caso ao delegado, que intimou a todos para prestarem esclarecimentos.

Tanto Élcio João de Carvalho, quanto Tiago Pereira, disseram que já tinham feito um acordo e resolvido o problema. Por conta disso, o Ministério Público Estadual resolveu pedir a quebra do sigilo bancário da Prefeitura de Pajeú, para verificar se o valor tinha sido realmente pago com dinheiro dos cofres da prefeitura. Foi apurado e comprovado que o pagamento do empréstimo se deu com o dinheiro público.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público Estadual ao Tribunal de Justiça do Piauí. A tipificação do crime é contra a economia popular, agiotagem e desvio de recursos públicos. O material, inclusive as provas de depoimento, cópias do cheque da prefeitura e a ação de cobrança de Élcio João de Carvalho, foi encaminhado ao Tribunal de Justiça, para a desembargadora Maria Eulália Pinheiro.




Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376844/visualizar/