Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 06 de Agosto de 2004 às 20:54
Por: Bianca Estrella

    Imprimir


Entidades indígenas e Funai divergem sobre política do governo para o setor Um manifesto de repúdio contra a política do governo Lula voltada ao povo indígena foi divulgado nesta semana pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). A Fundação Nacional do Índio (Funai) critica as entidades que divulgaram o manifesto, alegando que elas ignoram o fato de o governo "nunca tê-las ouvido tanto" como no atual mandato.

Segundo os manifestantes, o governo Lula não demonstrou até agora uma "postura firme" na implementação de uma nova política indigenista, sintonizada com as demandas históricas, as reais necessidades e aspirações dos povos e organizações indígenas do Brasil. O manifesto diz ainda que o governo “fechou as portas” do diálogo para os povos e organizações indígenas.

Para o integrante da comissão executiva da Apoinme, Agamenon Geripancó, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito com a expectativa de uma política "voltada para o ser humano". “Estamos indignados com essa fragilidade política. Nesse governo, os povos indígenas não têm importância nenhuma”, afirmou.

Ações em favor

De acordo com o presidente em exercício da Fundação Nacional do Índio (Funai), Roberto Lustosa, as reivindicações dos indígenas são compostas de "denúncias vazias". “Nunca uma organização foi tão ouvida pelo governo quanto a Coiab está sendo ouvida pelo governo Lula”, ressaltou Lustosa. “Vários ministérios possuem ações em favor dos índios”, disse.

O manifesto de repúdio organizado pelas organizações indígenas critica ainda o fato de que a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, não tenha sido autorizada até hoje. “O governo vira as costas para o problema nessa região e pensa em demarcar as terras e pedaços, favorecendo assim, fazendeiros, políticos e outros invasores”, esclareceu Agamenon. Segundo ele, algumas terras demarcadas estão invadidas e não existe ainda nenhum projeto de autosustentação que proteja a terra, o meio ambiente e o povo.

Roberto Lustosa explica que o governo tem ações na Justiça de Roraima em favor da homologação das terras. Este processo foi paralisado por uma ação judicial que impede a conclusão da homologação. “O governo não pretende passar por cima de instâncias judiciais”, declarou o presidente da Funai.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376972/visualizar/