Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 06 de Agosto de 2004 às 17:29
Por: BBC Brasil

    Imprimir


Os efeitos do cigarro no organismo, os direitos dos fumantes e dos não fumantes e a importância econômica da indústria do tabaco no Brasil foram os principais temas abordados no debate O Cigarro em Julgamento - produzido pela BBC Brasil em parceria com a Rede Brasil.

O evento fez parte da série de reportagens O Cigarro em Julgamento, produzida pela BBC Brasil, com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O médico especialista em câncer Drauzio Varella; o cartunista e jornalista Ziraldo, ex-fumante e responsável por uma campanha do governo contra o fumo; o médico Ithamar Stocchero, que defende os direitos dos fumantes; e o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Hainsi Gralow, participaram do debate.

Representantes das principais fábricas de cigarro foram convidados a participar, mas nenhum deles pôde confirmar presença no encontro. Várias pessoas participaram da discussão com comentários e perguntas feitas ao vivo ou enviadas por e-mail.

O início do debate, transmitido na noite de segunda-feira em conjunto pelas emissoras de TV que compõe a Rede Brasil e pelas emissoras de rádio associadas à BBC Brasil, foi dominado por questões relacionadas à saúde.

O médico Drauzio Varella disse que não há dúvidas de que “o cigarro é uma droga que causa dependência”.

Segundo ele, também não há como contestar que os fumantes colocam em risco a saúde das pessoas que não fumam. “Quem diz que não há perigo para o fumante passivo não é mal informado, é ignorante”, disse ele.

O cirurgião plástico Ithamar Stocchero reconheceu que o fumo pode estar relacionado a várias doenças, mas também afirmou que se deve garantir os direitos dos fumantes.

“Eu sou bem informado e estou fazendo a escolha por mim mesmo. Eu não quero ser um cidadão de segunda classe”, disse ele, lembrando que os fumantes são muitas vezes obrigados a fumar em pequenos espaços, conhecidos como fumódromos.

"Heróis"

Hainsi Gralow defendeu os plantadores de tabaco e lembrou que milhares de pessoas dependem da atividade para sobreviver no Brasil.

O presidente da Afubra disse que esses agricultores eram “heróis” e mereciam “respeito”.

Segundo Gralow, muita gente estaria interessada “em colocar o cigarro na clandestinidade” – o que iria comprometer o futuro dos fumicultores no país.

O cartunista Ziraldo, por sua vez, afirmou que achava “uma idiotice” alguém processar uma empresa fabricante de cigarros porque, segundo ele, fuma “quem quer”.

Para Ziraldo, o Brasil deveria se preocupar mais com outros assuntos, como a violência. “Para mim, as propagandas alertando para os males do cigarro já são suficientes. Acho que precisamos gastar mais bala com coisas mais importantes”, disse ele.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376990/visualizar/