Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 00:26

    Imprimir


O foguete Proton M, que deve colocar em órbita o satélite de comunicação espanhol Amazonas, decolou hoje da base de Baikonur no Cazaquistão, informaram fontes do consórcio russo Khrunichev, fabricante do foguete. O lançamento do foguete com o Amazonas, o satélite de maior dimensão e capacidade da empresa espanhola Hispasat, aconteceu às 04h32 horas (19h32 de Brasília).

"O decolagem transcorreu segundo o previsto. O aparelho deverá situar-se na órbita às 07h43 GMT (04h43 de Brasília)", disse à Interfax um porta-voz da Agência Federal Russa do Espaço, em contato permanente com o posto de comando de Baikonur.

O Amazonas vai se incorporar à frota de satélites da Hispasat com cobertura sobre toda a América. Assim que entrar em serviço, em meados de setembro, será o satélite de comunicações com maior capacidade a operar no mercado latino-americano.

Construído pelo consórcio europeu EADS Astrium em sua fábrica de Toulouse (França), com 4,5 toneladas e um prazo de vida útil de pelo menos 15 anos, o Amazonas é considerado como a pedra angular da Hispasat em sua expansão geográfica para o território ibero-americano.

O satélite, cuja criação teve um investimento de 327 milhões de euros (270 milhões de dólares), deverá ser colocado em órbita geo-estacionária sobre a bacia do rio Amazonas, de onde cobrirá s países que falam espanhol e português.

Com este satélite, a Hispasat duplicará sua capacidade em órbita, ao passar dos atuais 52 repetidores para 103. Além disso, ajudará a desenvolver na América Latina novos serviços de banda larga e poderá atender mais de 400 milhões de usuários potenciais.

O Amazonas dará suporte a praticamente todas as aplicações de IP (Protocolo Internet), o que inclui redes corporativas, e-mail, videoconferências, transferência de arquivos e distribuição de conteúdos. O Amazonas também permitirá "soluções muito flexíveis" para os operadores de telecomunicações, de telefonia fixa e móvel e integradores de redes, fazendo com que eles cheguem em breve a regiões de difícil acesso por motivos geográficos ou de custo. Diversos canais latino-americanos chegarão aos lugares mais escondidos do continente, enquanto as multinacionais, as corporações empresariais e industriais e as entidades financeiras terão a oportunidade de dispor de suas próprias redes de comunicações corporativa e de difusão de dados e conteúdos.

Nove horas após seu lançamento, o Amazonas vai se separar do foguete portador, mas ainda faltarão quase cinco dias para se situar em sua posição orbital definitiva. O lançamento ficou sob a responsabilidade da empresa russo-americano International Launch Service, que comercializa os Protones, e das Forças Espaciais da Rússia.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377159/visualizar/