Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Agosto de 2004 às 09:54

    Imprimir


Dois astronautas concluíram uma caminhada pelo espaço nesta terça-feira, apesar de um breve blecaute nas comunicações. A manobra abrirá caminho para a Agência Espacial Européia enviar sua primeira nave de carga à Estação Espacial Internacional, segundo o controle de missão russo.

O cosmonauta russo Gennady Padalka e o astronauta norte-americano Michael Fincke, que estão na estação desde abril, terminaram o trabalho de seis horas, do lado de fora da estação, em quatro horas e meia. Eles instalaram um equipamento necessário para a acoplagem do novo ATV (iniciais de Veículo de Transferência Europeu Automatizado).

"Eles já voltaram e fecharam a escotilha", disse uma porta-voz do controle da missão. "Eles trabalharam tão bem, que conseguiram fazer tudo mais rápido do que programado."

Mas a caminhada teve seus atropelos. Os astronautas perderam contato por cerca de 20 minutos quando a estação se deslocou depois de o equipamento que controla sua posição ficou sobrecarregado.

O movimento interrompeu as comunicações, mas engenheiros no solo prontamente realinharam a posição da estação com os motores de um dos módulos.

"Foi tudo consertado rapidamente e não foi um grande problema", disse a porta-voz.

Os astronautas devem realizar uma outra caminhada no próximo mês para fazer novas preparações para o ATV.

Segundo o comando, os astronautas tinha duas missões principais: uma era "trabalhar com o aparato científico instalado no exterior do módulo e a segunda, prepará-lo para a chegada da nave de carga européia".

O primeiro ATV, chamado Jules Verne, deverá ser lançado no próximo ano e será um alívio para a Rússia, que lida com as dificuldades de ser a única linha direta para a estação, já que as naves dos EUA continuam no chão.

A Rússia lançou todas as naves de carga e tripuladas para a plataforma orbital desde fevereiro de 2003, quando o ônibus espacial Columbia desintegrou-se na reentrada à atmosfera, matando os sete tripulantes e levando a Nasa a tirar a frota de serviço.

O ATV tem muito mais capacidade de carga como alimentos, equipamentos e combustível do que a nave russa Progress, que no momento é a única maneira de levar suprimentos para a estação.

Os veículos europeus também têm espaço suficiente para astronautas da estação trabalharem dentro deles quando estiverem acoplados. A nave só pode ser usada uma vez e será parte da estação por cerca de seis meses, antes de ser jogada no mar.

Esta foi a terceira saída espacial de Padalka e Fincke desde que chegaram à estação. A primeira foi de apenas alguns minutos, porque eles receberam ordens de voltar depois que o traje de Fincke demonstrou queda de pressão no tanque de oxigênio.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377215/visualizar/