Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 01 de Agosto de 2004 às 16:08

    Imprimir


Vários atentados deixaram pelo menos 20 mortos e uma centena de feridos hoje no Iraque. Até católicos viraram alvos, em, pelo menos, seis ataques com carros-bomba contra igrejas em Bagdá e Mossul.

De acordo com a Globonews, pelo menos seis carros-bomba explodiram perto de igrejas hoje, sendo quatro deles em Bagdá e dois em Mossul.

Na capital iraquiana, dois atentados consecutivos foram realizados no bairro Karrada, em Bagdá, nas proximidades de duas igrejas cristãs, causando várias vítimas, segundo a polícia. Pelo menos uma pessoa morreu e 22 ficaram feridas devido às explosões, que provocaram caos nas ruas de Bagdá, segundo funcionários de um hospital.

O primeiro carro-bomba, "conduzido por um kamikaze", explodiu no fim da tarde, o agente de polícia Haidar Abdul Hussein. A explosão aconteceu perto de uma igreja cristã armena, segundo um correspondente da AFP, que presenciou, pouco depois, uma segunda explosão, desta vez perto de um templo cristão sírio.

Após os ataques, em meio ao caos, policiais iraquianos dispararam tiros para o alto. Helicópteros do exército americano sobrevoaram o local dos atentados transportando soldados.

"É um crime, é domingo, estávamos participando de uma missa, havia mulheres e crianças", declarou o monsenhor Raphael Kutami, da igreja síria. "Há muitos feridos, mas não sabemos quantos", acrescentou um sacerdote sírio.

Além dos atentados no bairro de Karada, um carro-bomba explodiu diante de um convento no sul de Bagdá, provocando estragos generalizados, segundo a polícia.

Funcionários do hospital Ibn al-Nafeez disseram que 15 pessoas foram atendidas muito feridas, após os ataques. Uma delas morreu, disse o doutor Anas Edward, sendo que seis foram atendidas com queimaduras múltiplas.

Um quarto carro-bomba explodiu diante de uma igreja de ritual caldeu no leste de Bagdá, informou a polícia iraquiana. Desta vez, o alvo era a Igreja de São Elias, em Bagdá Al-Jadida, leste da capital. Um soldado americano que estava perto anunciou vários mortos e feridos.

Em Mossul, cidade que fica a 370km ao norte de Bagdá, dois carros-bomba explodiram em frente a uma igreja no começo da tarde, segundo o prefeito Mohammed Omar Taha. "Há vítimas, mas não sabemos ainda o número de mortos", disse ele.

No Iraque moram cerca de 800 mil cristãos, a maioria em Bagdá, e até agora apenas as lojas que costumam vender bebidas alcoólicas tinham sido alvo de ataques.

Manhã sangrenta

A manhã deste domingo foi violenta no Iraque. Pelo menos, 16 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas em três ataques terroristas e confrontos entre insurgentes e tropas americanas nas cidades de Bagdá, Mossul, e Faluja.

Em Bagdá, duas fortes explosões consecutivas ocorridas no centro da cidade deixaram dois mortos e dois feridos. A bomba, detonada às 8h15 hora local (1h15 no horário de Brasília), destruiu dois veículos que estavam estacionados próximos ao local.

Em Mossul, a 400 quilômetros ao norte de Bagdá, cinco pessoas morreram e 50 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba em frente a uma delegacia de polícia. A explosão, ocorrida às 8h da manhã, hora local (1h no horário de Brasília), causou muitos danos em vários veículos e estabelecimentos comerciais. Três agentes da polícia iraquiana morreram no atentado, perpetrado presumivelmente por um suicida que conduziu seu carro até a delegacia e o fez explodir, segundo policiais.

Em Faluja, pelo menos nove pessoas morreram e 36 ficaram feridas em confrontos entre insurgentes e tropas americanas na madrugada deste domingo, informou o canal de televisão por satélite Al-Jazira. A rede, que citou fontes médicas, detalhou que os combates ocorreram em um bairro da cidade, e contaram com a participação da força aérea americana. O comando militar americano em Bagdá não confirmou nem desmentiu a informação.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377319/visualizar/