Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 01 de Agosto de 2004 às 12:40

    Imprimir


Brasília - A terceira viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à África serviu para marcar a sua presença como um líder mundial na defesa dos países em desenvolvimento e para aumentar o comércio com o continente africano. A avaliação é do diretor do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Pedro Mota Coelho. Segundo o embaixador, a visita a São Tomé e Príncipe, Gabão e Cabo Verde, demonstrou que Lula é reconhecido como um defensor dos países africanos e dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil é solidário.

De acordo com o embaixador Pedro Mota, o comércio do Brasil com países africanos tem sido intenso. “O comércio está aumentando e nos últimos dois anos passou de US$ 5,2 bilhões para US$ 6,5 bilhões”, principalmente com o Marrocos, Egito, Gana, África do Sul, Nigéria e Argélia, disse o embaixador.

Outro ponto positivo da presença do presidente Lula no continente africano é a solidariedade. “Nós temos tecnologias importantes nas áreas de saúde, no combate a endemias como a malária e a aids. Em toda essa área foram feitos acordos com esses países”, disse Mota.

Na área da educação, Pedro Mota informou que houve um reforço de cooperação com os países africanos visitados pelo presidente, com o oferecimento de bolsas para estudantes. “Nós temos no Brasil mais de mil estudantes caboverdeanos que estudam em nossas universidades. Nós vamos passar a ceder umas bolsas para aqueles mais carentes”, disse o embaixador.

Na agricultura, a semelhança entre Brasil e esses países africanos, em relação a solo e clima, permitem que o governo brasileiro ofereça tecnologias bem mais favoráveis. “O presidente Lula considera, no contexto de cooperação Sul-Sul, uma política de solidariedade com nossos irmãos africanos. Essa cooperação está inserida na agenda social, que é a agenda que o presidente tem enfatizado, inclusive no Brasil, de combate à fome e à miséria", afirmou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377338/visualizar/