Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Julho de 2004 às 14:56

    Imprimir


A partir do próximo mês, o Ministério da Saúde distribuirá escova e pasta dental para 30% de todas as pessoas que são atendidas pelo Brasil Sorridente, programa nacional de saúde bucal lançado em março deste ano.

O anúncio foi feito pelo coordenador de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca. Segundo ele, um levantamento recente do ministério constatou que 40% da população brasileira não consomem escova e pasta regularmente.

Com essa iniciativa, o ministério pretende reduzir o número de cáries na população brasileira. "O grande problema de saúde pública em saúde bucal é a cárie dentária", afirma Pucca. Na abertura da 3º Conferência de Saúde Bucal, ocorrida nesta quinta-feira (29), o ministro da Saúde Humberto Costa admitiu que o povo ainda não tem o que comemorar, porque até agora o país só cumpriu uma das cinco metas de saúde bucal estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A informação consta na pesquisa Saúde Bucal-Brasil, concluída em janeiro de 2004 pelo MS. Das cinco metas propostas pela OMS, apenas a redução do número de cáries em crianças entre seis e 12 anos foi cumprida. O organismo internacional considera que o índice CPA (de dentes careados, perdidos e obturados) nessa faixa etária deve ser menor ou igual a três. No Brasil, o resultado alcançado foi de 2,78.

O estudo avaliou as condições da boca de mais de 108 mil pessoas em todas as regiões brasileiras. Hoje, o país tem oito milhões de desdentados. Outros 30 milhões nunca foram ao dentista. Em março deste ano, ao lançar o programa Brasil Sorridente, o governo prometeu investir R$ 1,3 bilhão em saúde bucal até 2006. Além disso, houve um aumento de 65% do número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família.

"O Ministério da Saúde repassa R$ 26 mil para cada equipe de saúde bucal e dois consultórios odontológicos completos, então é um incentivo muito importante e um financiamento muito adequado para o incremento das equipes de saúde bucal", afirma Gilberto Pucca.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377388/visualizar/