Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Julho de 2004 às 09:16
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no Brasil em número de empregos gerados no mercado formal, considerando a evolução do emprego por nível geográfico. De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego, no primeiro semestre de 2004 o Estado apresentou um saldo de 33.950 novos postos de trabalho, o que significa uma variação de 10,73%, enquanto que no Brasil essa variação foi de 4,45% e no Centro-Oeste de 6,65%.

Outro número em que o Estado figura como primeiro no ranking nacional é na taxa de rotatividade, que afere a variação entre número de empregados e demitidos, obtendo 4,94% de variação. A taxa nacional ficou em 3,22% e no Centro-Oeste de 3,98%.

A atividade econômica que mais cresceu em Mato Grosso foi a extrativa mineral, com 33,22%, seguido pela agropecuária com 27,43% e pela indústria de transformação com crescimento de 11,41%. No geral, a evolução do emprego no Estado demonstra um crescimento de todas as atividades econômicas na ordem de 10,73%.

Os municípios do Estado que mais geraram novos empregos são Aripuanã (4,86%), ocupando o primeiro lugar, seguido por Tangará da Serra (3,14%) e Sinop (2,31%). Esses dados são relativos apenas ao mês de junho, considerando a evolução do emprego formal em municípios com mais de 50 mil habitantes.

As ocupações que mais admitiram trabalhadores no mês de maio são agropecuária, extrativismo mineral, caça e pesca. Entre as outras atividades, por exemplo, a construção civil admitiu mais serventes de obra, pedreiros e carpinteiros. O comércio contratou mais vendedores, auxiliar de escritório e operador de caixa.

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), José Rodrigues, esses dados representam o crescimento de novos empregos no Estado. "Isso significa que nós temos novos postos de trabalho, gerados pela demanda das empresas instaladas em Mato Grosso", destacou Rodrigues.

Rodrigues também destacou que os dados demonstram que o Estado está em franca expansão no setor do agronegócio e os municípios que mais crescem são os das regiões Noroeste, Oeste e Centro-Norte.

SINE - O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Setec, colocou no mercado de trabalho 11.691 trabalhadores. Esses dados são relativos ao período de janeiro a 21 de julho de 2004 e representa 70% da meta estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego à Mato Grosso no item de colocações. Durante o ano todo de 2003 o Sine colocou 9.818 trabalhadores no mercado de trabalho.

Além das colocações no mercado de trabalho, o Sine expediu 23.264 carteiras de trabalho, habilitou 17.613 requerimentos ao seguro desemprego. Com relação à captação de vagas, foram 24.564 vagas captadas, 43.592 trabalhadores inscritos e 46.019 encaminhados a uma vaga de emprego.

Segundo a superintendente do Sine, Ivone Lúcia Rosset, o bom resultado do órgão deve-se ao trabalho diferenciado que vem sendo realizado. "Estamos visitando in loco os empresários e conscientizando-os da importância de estarem contratando seus funcionários através do Sine", afirmou a superintendente. "O objetivo é mostrar aos empresários que com a cooperação deles, poderemos alcançar mais recursos para qualificar estes trabalhadores e, conseqüentemente, melhorar os serviços prestados".

Em Mato Grosso, o Sine está instalado em 15 municípios: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377424/visualizar/