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População tem pouca informação sobre o biodiesel
A possibilidade de aprovação da Lei do Biodiesel parece ter animado os pesquisadores, mas ainda parece estar longe do conhecimento do consumidor final. As vantagens do biodiesel para os pesquisadores parecem ser claras. E para os consumidores? Fabilene explica que essas vantagens precisam ser explicadas, pois, por exemplo, um carro Golf 1.9, que é utilizado para testes faz 17 km por hora com o biodiesel e normalmente faria 12 com gasolina, a uma velocidade de 140km/h.
O vigia José Ataíde Alves, de 53 anos, diz nunca ter ouvido falar em biodiesel. Mas mostra-se favorável ao uso, pois a poluição seria reduzida. “Quantos mais diminuir a poluição melhor para nós”, disse ele.
O secretário geral do Movimento Sem Terra, Paulo Ivânio Lopes, destaca que o biodiesel ainda está em fase de estudo, mas sua utilização seria muito benéfica. “Estive na reunião da SBPC e vi os geradores com biodiesel”, disse ele.
O vigia Lircilei Batista dos Reis, de 30 anos - que já tinha ouvido falar sobre biodiesel na televisão, mas não sabia do que exatamente se tratava -, destacou a geração de empregos provocada pela adesão ao biodiesel. “O plantio da mamona, por exemplo, vai gerar muitos empregos”, observou ele.
Biodiesel é o nome de um combustível produzido a partir de fontes renováveis, tais como óleos vegetais e gorduras animais. Não contém petróleo, mas pode ser misturado em qualquer quantidade com o óleo diesel comum. É biodegradável, não-tóxico e não contém enxofre. Entre as principais vantagens de seu uso também estão a redução da emissão de fuligem em motores de diesel e a não necessidade de adaptação nos motores para seu uso.
Para a produção do biodiesel é necessário um tipo de óleo e um tipo de álcool (a empresa Ecológica Mato Grosso, Ecomat, usa álcool feito à partir da cana-de-açúcar, mas também pode ser utilizado um derivado do petróleo). Ambos são misturados e temos o biodiesel, que pode ser acrescentado ao diesel comum em doses indeterminadas ou mesmo ser usado puro. Nesse último caso teríamos uma redução de 100% na emissão de poluentes, pois o veículo liberaria apenas vapor d’água.
Durante a realização da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida na UFMT, a Ecomat – primeira empresa a produzir biodiesel em larga escala na América Latina -, gerou energia para os palcos de shows e para barracas por meio de três motores estacionários de 150 kva cada. Foram gastos, no total, 200 litros de diesel aditivado com 2% de biodiesel, o que segundo o diretor da empresa, Sílvio Rangel, reduziu a emissão de fumaça preta e poluentes em cerca de 5%.
O vigia José Ataíde Alves, de 53 anos, diz nunca ter ouvido falar em biodiesel. Mas mostra-se favorável ao uso, pois a poluição seria reduzida. “Quantos mais diminuir a poluição melhor para nós”, disse ele.
O secretário geral do Movimento Sem Terra, Paulo Ivânio Lopes, destaca que o biodiesel ainda está em fase de estudo, mas sua utilização seria muito benéfica. “Estive na reunião da SBPC e vi os geradores com biodiesel”, disse ele.
O vigia Lircilei Batista dos Reis, de 30 anos - que já tinha ouvido falar sobre biodiesel na televisão, mas não sabia do que exatamente se tratava -, destacou a geração de empregos provocada pela adesão ao biodiesel. “O plantio da mamona, por exemplo, vai gerar muitos empregos”, observou ele.
Biodiesel é o nome de um combustível produzido a partir de fontes renováveis, tais como óleos vegetais e gorduras animais. Não contém petróleo, mas pode ser misturado em qualquer quantidade com o óleo diesel comum. É biodegradável, não-tóxico e não contém enxofre. Entre as principais vantagens de seu uso também estão a redução da emissão de fuligem em motores de diesel e a não necessidade de adaptação nos motores para seu uso.
Para a produção do biodiesel é necessário um tipo de óleo e um tipo de álcool (a empresa Ecológica Mato Grosso, Ecomat, usa álcool feito à partir da cana-de-açúcar, mas também pode ser utilizado um derivado do petróleo). Ambos são misturados e temos o biodiesel, que pode ser acrescentado ao diesel comum em doses indeterminadas ou mesmo ser usado puro. Nesse último caso teríamos uma redução de 100% na emissão de poluentes, pois o veículo liberaria apenas vapor d’água.
Durante a realização da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida na UFMT, a Ecomat – primeira empresa a produzir biodiesel em larga escala na América Latina -, gerou energia para os palcos de shows e para barracas por meio de três motores estacionários de 150 kva cada. Foram gastos, no total, 200 litros de diesel aditivado com 2% de biodiesel, o que segundo o diretor da empresa, Sílvio Rangel, reduziu a emissão de fumaça preta e poluentes em cerca de 5%.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377516/visualizar/
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