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Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 15:39
Por: Mara Carnevale

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No mês de julho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) treinou 25 auxiliares de nutrição das Escolas Estaduais do município de Alto Paraguai (219 quilômetros de Cuiabá). Desta vez, dois supervisores da Superintendência Adjunta de Acompanhamento e Alimentação Escolar (SALD) da Seduc ministraram o curso.

De acordo com os supervisores José Paulo de Souza e Jairo Benjamin Vieira, a soja causou surpresa nas merendeiras. “No início elas rejeitaram a soja, após a preparação e degustação mudaram completamente de opinião”, disse José Paulo. Eles ministraram técnicas de preparação da alimentação escolar convencional, reduzindo o consumo de óleo em algumas preparações e a inserção da soja na Merenda Escolar.

A capacitação faz parte do processo de implementação do projeto “Vitamina”, que está sendo colocado em prática desde agosto de 2003, e assegura a merenda escolar em quantidade e qualidade a todas as unidades escolares.

Segundo o superintendente adjunto da SALD, Arnaldo Paula da Silva, a meta é qualificar todas as merendeiras do Estado até o final da gestão - cerca de 1.619 em 150 municípios.

Ele entende que muitas vezes, a merenda é essencial para as crianças de baixa renda, que tem na alimentação escolar, sua principal refeição. “Por isso é imprescindível servir uma refeição nutricionalmente adequada”, disse ele.

SOJA - A nutricionista da SALD, Ana Carolina Almeida e Silva, explica que a soja é uma leguminosa, da mesma classe do feijão, com uma composição nutricional bastante rica em proteínas e lipídios (gorduras), rica em fibras e minerais. Além de regular os níveis de glicemia (aconselhada aos diabetes), contribui para a saúde dos olhos, pele e dos ossos.




Fonte: Secom - MT

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